Você Pergunta

A salvação eterna é individual ou coletiva?

“Se a salvação é individual, por que a Igreja se preocupa tanto com a salvação coletiva?”, pergunta o Rodolfo, do bairro de Pirituba.

Não faltam razões para isso, Rodolfo. Deus, no Antigo Testamento, formou para si um povo, o povo de Israel. Na história desse povo, Deus preparou a salvação para toda a humanidade. E a Igreja é o novo Israel. Por isso, vivemos algumas certezas maravilhosas de nossa fé. Veja só

Cremos, sim, que a salvação é individual e que cada um de nós prestará contas de sua fidelidade ao Evangelho, quando Jesus voltar para julgar os vivos e os mortos, e nós repetimos isso no Credo, ao longo dos séculos. Cristo, porém, quis que sua Igreja fosse sinal de salvação para toda a humanidade. Por isso mesmo, os batizados são o novo povo de Deus, nascido das águas do Batismo. E podemos afirmar, sem medo de erro, que na Igreja ninguém se salva sozinho, porque o testemunho cristão arrasta as pessoas para o povo de Deus.

Pelo testemunho cristão, nós, os que aceitamos Jesus como Senhor e Mestre, levamos Jesus às pessoas e levamos as pessoas a Jesus. Este povo de Deus, a Igreja, caminha na fé, rumo à casa do Pai. Como ser santo se não cremos em Cristo? E como viver uma experiência bonita de Cristo sem passar essa experiência para os outros? Pense nisso, Rodolfo. E seja feliz, meu irmão.

 

LEIA TAMBÉM: O ‘Vinho Melhor’

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.