Saúde

A quantidade de medicamentos que tomo pode deixar minha boca seca?

A resposta é: sim. É comum os idosos reclamarem que não estão conseguindo comer bem por estar com a boca seca. Existem diversos fatores que dificultam a mastigação, e um deles é a produção de saliva. A saliva atua na remineralizarão do esmalte, na lubrificação das mucosas da boca e na ação antimicrobiana. A idade faz com que a produção de saliva diminua, mas outro importante fator influencia: os medicamentos.

O grande inimigo de um fluxo natural de saliva não é só a idade do paciente, mas, sim, o crescente número de fármacos ingeridos com o passar dos anos. A diminuição do fluxo salivar leva ao acúmulo de restos de alimentos que ficam presos aos dentes (porque quase não existe circulação de saliva), a lesões na boca, causando candidíase oral, ao mau hálito, a doenças fúngicas e a traumas nas próteses pelo impacto da mastigação, pela falta da película de saliva entre as próteses e a mucosa. Essa é uma das causas da não adesão das próteses.

Outro importante fator é a falta de ingestão de água. Isso faz com que as mucosas fiquem ainda mais secas. Não se pode simplesmente ingerir complexos vitamínicos e medicamentos comprados em balcões de farmácia. É preciso um médico geriatra supervisionando os medicamentos. É comum também, a automedicação com omeprazol simplesmente por estar ingerindo vários medicamentos, e ele é um dos remédios que reduz o fluxo salivar.

A correção alimentar consciente, a readequação dos medicamentos ingeridos, os tratamentos concomitantes dos problemas bucais existentes devem todos estar juntos para o retorno do uso das próteses, aumento de ingestão de líquidos, e principalmente, para a redução dos medicamentos desnecessários, com o objetivo de retornar a uma melhor condição da saúde bucal. Procure um pelo geriatra. Ele vai saber administrar seus medicamentos e recuperar o prazer de uma boa alimentação.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.