Espiritualidade

A CF e a missão da Igreja na sociedade brasileira

A Igreja no Brasil, desde 1964, introduziu a realização de uma Campanha de Evangelização durante a Quaresma para semear a solidariedade e fortalecer as relações fraternas. Assim, espera findar este tempo litúrgico com a colheita na seara do povo de Deus, de frutos da conversão em vista da Páscoa, na forma de fortalecimento do espírito comunitário entre os discípulos e discípulas de Jesus Cristo e de abertura para a missão necessária, visando a promoção humana e empenhos pelo bem comum e construção de uma sociedade justa e pacífica.

Ao semear a solidariedade, a Campanha da Fraternidade se insere no espírito que o Concílio Vaticano II trouxe para a relação entre a Igreja e a sociedade, expresso nas belas palavras iniciais da Constituição Pastoral Gaudium et Spes (GS): “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo”. A conclusão desse parágrafo da GS conclama a Igreja para o compromisso solidário: “a comunidade cristã se sente verdadeiramente solidária com o gênero humano e com sua história”. 

A solidariedade cristã brota da compaixão misericordiosa daqueles que se nutrem do Espírito de Deus. Os Evangelhos testemunham Jesus Cristo próximo e atento ao clamor dos sofredores: “tem compaixão de nós” (Mt 20,30). Ele não permanecia alheio ao sofrimento das pessoas em situações como doença, marginalização, pobreza, pecado, morte, e se fazia solidário aos dramas da condição humana. A parábola do bom samaritano (Lc 10, 25-37) traduz o agir misericordioso e solidário de Jesus e se constitui em magnífica exortação para o compromisso solidário dos seus discípulos. 

A Campanha da Fraternidade tem o mérito de associar ao apelo de conversão quaresmal pessoal e comunitário, o chamado à conversão social com a proposição de um tema de relevância para os brasileiros. Os temas das 55 edições da CF enriqueceram as comunidades católicas e contribuíram para a Igreja cumprir sua missão de “curar feridas”, suscitando a solidariedade e iniciativas para a superação de situações de injustiça e morte, as quais penalizam sobretudo os mais desprovidos da sociedade. 

A CF 2018, com o tema “superação da violência”, demonstra como a Igreja Católica é atenta à vida e à história do povo brasileiro. A CF 2018 é realizada quando este País, atônito com o crescimento dos índices de violência, empenha-se em reverter tal situação. A CF propicia tanto debates com especialistas e gestores da área, como pequenas ações pessoais, nas famílias, nas comunidades e no seu entorno. Desse modo, a CF contribui com a luz do Evangelho em tema sujeito a propostas radicais e desumanas, lembrando que ações violentas não geram a paz. 

Neste sentido, a CF faz ressoar as palavras de Jesus: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). A vida fraterna e pacífica é dom do Bom Samaritano, que em seu corpo assumiu toda a violência desde o fratricídio de Abel e a transformou em amor reconciliador. Na cruz, Jesus supera toda violência e constrói a paz: “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz” (Jo 14,27). E, para que a paz seja uma constante entre os irmãos, Jesus faz um apelo: “Guarda a tua espada na bainha” (Jo 18,11).
 

Dom Luiz Carlos Dias
Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.