Você Pergunta

Fui discriminado por ser judeu. A Igreja ensina isso?

Assina a pergunta o Ruan, que não me disse seu sobrenome. Ele é de Campinas (SP) e quer saber o que o catolicismo acha dos judeus. “Tenho um amigo católico e ele me discrimina por eu ser judeu. Ele está certo?”

Credo, Ruan! Ele está totalmente errado. Os judeus são nossos irmãos. A primeira Aliança que Deus fez com a humanidade foi por meio deles. Do povo Judeu nos veio Jesus, o Salvador do mundo. Nós temos mesmo é que respeitar profundamente os judeus.

Eu fico pensando cá comigo sobre o que dizer a uma pessoa que se diz católica e alimenta preconceito com outra por conta da sua fé. Certamente, essa pessoa se esquece que ao receber a fé católica, ela vive o lindo ensinamento de Cristo, um judeu, filho de judeus, mas, muito mais que isso, o Filho de Deus que se fez homem para ser para nós Caminho, Verdade e Vida.

Tudo bem que os judeus não aceitem Jesus como o Messias. Nem por isso eles perdem a dignidade maravilhosa de ser Povo de Deus. Um dia, quem sabe, todos aceitaremos Jesus. Se isso não acontecer, esse povo amado não vai deixar de ser aquele povo que Deus escolheu para dele nascer Jesus.

Se você quiser mostre esta resposta ao seu amigo católico que, ao que parece, não é seu amigo de verdade, porque o discrimina por ser judeu. Um abraço, meu irmão... e Shalon.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.