NACIONAL

DEVIDO CORONAVÍRUS

XVIII Congresso Eucarístico Nacional é adiado para 2021

Por Flavio Rogério Lopes
31 de março de 2020

Decisão foi tomada em conjunto pelos bispos do Regional Nordeste 2 e a CNBB

Arquidiocese de Recife e Olinda

O XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que aconteceria entre os dias 12 e 15 de novembro, em Recife (PE), será adiado para a mesma data em 2021. A decisão foi tomada em conjunto pelos 21 bispos do Regional Nordeste 2, com o apoio da Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na segunda-feira, 30.

O colegiado tomou a decisão diante do quadro imprevisível causado pela pandemia do novo coronavírus, tanto em relação à duração do surto epidêmico quanto em relação às possíveis sequelas econômicas.

A CNBB enviou uma nota oficial para Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife, com a resposta da solicitação de adiamento. A nota foi assinada por Dom Joel Portela Amado, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e Secretário Geral da CNBB. Confira a Íntegra:

 

Brasília, 30 de março de 2020

Exmo. Sr.

D. Fernando Saburido,

Arcebispo de Olinda e Recife

Ref: ADIAMENTO DO XVIII CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL

Excelência Revma,

De acordo com sua solicitação, a Presidência da CNBB, por unanimidade, manifesta sua concordância quanto ao adiamento do XVIII Congresso Eucarístico Nacional para o ano de 2021.

Trata-se de atitude de profundo bom senso diante de um quadro imprevisível, não apenas quanto ao tempo de duração da pandemia causada pelo coronavírus quanto em relação às sequelas econômicas que poderão advir.

Em sintonia, portanto, com V. Excia e com os demais irmãos bispos do Regional Nordeste II consultados e que se manifestaram positivamente quanto ao adiamento, esta  Presidência também assim se posiciona.

Receba, pois, caro D. Fernando, o apreço e a solidariedade da Presidência da CNBB, bem como o desejo e as orações para que todas as tratativas que deverão ser feitas para o adiamento ocorram na almejada paz.

Em Cristo Jesus,

 

D. Joel Portella Amado

Bispo auxiliar de S. Sebastião do Rio de Janeiro

Secretário Geral da CNBB

(Com informações de Arquidiocese de Olinda e Recife)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.