NACIONAL

DIA DAS MÃES

Valorizar a maternidade em pequenos gestos

Por Jenniffer Silva
09 de mai de 2020

Em tempos de isolamento social, a data comemorativa ganha um novo significado

Luciney Martins / O SÃO PAULO

Fonte e origem são dois dos significados da palavra “mãe” no dicionário Aurélio. Os termos imprimem o entendimento sobre a maternidade, explicada também no poema de Bráulio Bessa, que em seus versos a resumiu como sendo: “A força de ser única; e nunca nos deixar só, da presença até ausente, a força de ser maior, a força doce de um laço e a segurança de um nó”.

Durante a audiência geral no dia 7 de janeiro de 2015, o Papa Francisco dedicou parte de sua catequese a todas as mães: “Cada pessoa humana deve a vida a uma mãe, e quase sempre lhe deve muito da própria existência sucessiva, da formação humana e espiritual. Contudo, a mãe, embora seja muito exaltada sob o ponto de vista simbólico — muitas poesias, muitas coisas bonitas se dizem poeticamente sobre a mãe — é pouco escutada e pouco ajudada no dia a dia, pouco considerada no seu papel central na sociedade. Aliás, muitas vezes, aproveita-se da disponibilidade das mães a sacrificar-se pelos filhos para ‘economizar’ nas despesas sociais”.

O Santo Padre recordou que São Oscar Romero costumava dizer que “ser mãe não significa somente colocar um filho no mundo, mas é, também, uma escolha de vida. O que escolhe uma mãe, qual é a escolha de vida de uma mãe? A escolha de vida de uma mãe é a escolha de dar a vida. E isto é grande, é bonito”.

O Papa Francisco refletiu, ainda, sobre o papel da maternidade para o desenvolvimento humano, pois elas são as principais responsáveis por transmitir ternura e ensinar a prática cristã: “Sem as mães, não somente não haveria novos fiéis, mas a fé perderia boa parte do seu calor simples e profundo”.

UM POUCO MAIS VAZIA

Casa cheia, almoço especial com toda a família e troca de presentes são tradições de como vivenciar o Dia das Mães, que, no Brasil, é celebrado anualmente, no segundo domingo do mês de maio. A data criada nos Estados Unidos, no início da década de 1990, por Anna Jarvis, tem seu princípio no desejo de homenagear as matriarcas.

Ao longo dos anos, outros países aderiram ao feriado e, em diferentes datas, passaram a incluir a celebração em seu calendário.

Os encontros deste dia, contudo, serão diferentes em 2020, devido à recomendação de isolamento social. É provável que muitas mães e filhos não possam se abraçar e demostrar afeto presencialmente.

BEM IMATERIAL

O empresário e profissional da área de marketing digital, Rafael Medeiros, em entrevista ao O SÃO PAULO contou que nas redes sociais têm se pensado em estratégias de anúncios que exaltem mais a maternidade do que o consumo, diferentemente de anos anteriores. 

“Há uma valorização mais humana da celebração - o amor filial e maternal mais do que apenas dar e receber presentes. Acredito que muitas mães gostariam de ter a oportunidade de estar com seus filhos, mais até do que uma lembrança ou algo comprado, mas a presença, o carinho, a união entre a família e, infelizmente, elas estarão privadas disso”.

Diante do atual isolamento social, pequenas e grandes empresas precisaram aderir aos canais de comércio pelo ambiente digital. Além disso, pensar comercialmente quando as pessoas ficam em casa, distantes umas das outras e em meio a uma crise econômica que já atinge grande parte da população, representou um novo olhar para a forma de se fazer publicidade, sobretudo, de forma segmentada, como ocorre no marketing digital.

Para Rafael Medeiros, que atua na empresa Comunicação Aberta, essa mudança tem um aspecto positivo que poderá ser preservado em outros momentos ao longo do ano: “Tem sido uma ocasião para refletirmos sobre o que é realmente essencial”, completou.

‘MÃE QUE NUNCA NOS DESAMPARA’

A celebração, que ocorre durante o mês maio, dedicado pela Igreja a Maria, é para Rafael “um ponto importante para crescermos na união com Nossa Senhora, que é a mãe de toda as mães”.

El acredita ser possível transformar as dificuldades enfrentadas durante a pandemia, caso “as pessoas utilizem esse período para rezar o Terço em família como forma de se aproximar da “mãe que nunca nos desampara e dá o consolo”, concluiu.

Demonstre o seu amor mesmo a distância

  • Faça uma chamada de vídeo ou ligação para parabenizar sua mãe;
  • Caso queira presenteá-la, peça ajuda a alguém que esteja realizando a quarentena na mesma casa;
  • Envie a ela fotos e vídeos de momentos juntos.

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.