NACIONAL

55ª Assembleia Geral da CNBB

Trabalhadores, bispos eméritos e celebração da Palavra

Por Fernando Geronazzo
28 de abril de 2017

Bispos concederam entrevista aos jornalistas no terceiro dia de Assembleia Geral, que segue, em Aparecida (SP), até o dia 5

(Foto: CNBB)

Na entrevista coletiva do terceiro dia da 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foram destacadas a mensagem aos trabalhadores, a realidade dos bispos eméritos no Brasil e as reflexões sobre o roteiro com orientações para as celebrações da Palavra de Deus.

Participaram do encontro com os jornalistas bispo Dom Geremias Steinmetz, bispo de Paranavaí (PR) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia; Dom Luiz Soares Vieira, arcebispo emérito de Manaus (AM) e presidente da Subcomissão para os Bispos Eméritos; Dom José Belisário da Silva, arcebispo de São Luís (MA).

Celebração da Palavra

Ao falar das reflexões sobre as orientações da CNBB para a celebrações da Palavra, Dom Geremias destacou o grande desafio que existe em praticamente todas as diocese do país onde há comunidades que não têm a celebração da Eucaristia dominical, chegando a ficar até meses sem a missa. “Essas comunidades vivem, celebram, são convidadas a celebrar dominicalmente a Palavra de Deus”.

O Bispo explicou que a reflexão da Assembleia parte, em primeiro lugar, do significado do domingo cristão enquanto dia da comunidade, da Palavra e da Eucaristia. “As comunidades são convocadas a valorizarem a Palavra de Deus, especialmente a partir especialmente da exortação apostólica Verbum Domini, do Papa Bento XVI, de tal forma que os cristãos católicos possam obter a sua espiritualidade a partir da Palavra de Deus e da Liturgia”, disse.

Os bispos também trataram dos ministérios relacionados à celebração da Palavra, quem preside e como preside, a questão da homilia e a formação desses ministros extraordinários a serviço da comunidade. “Podemos dizer seguramente que a instituição dessas celebrações representa uma das grandes experiências pastorais que a Igreja viveu no Brasil no pós-Concílio”, afirmou Dom Geremias, destacando, ainda, que são milhares de pessoas no Brasil preparas para presidir as comunidades que não têm a Eucaristia dominical, mas que valorizam e santificam o domingo a partir da vivencia da Palavra de Deus.

Bispos eméritos

De acordo com o Código de Direito Canônico, quando um bispo completa 75 anos, ele deve apresentar sua renúncia ao governo de sua diocese ao Papa, que após analisá-la a aceita. Esse bispo emérito continua a exercer seu ministério, a celebrar os sacramentos, mas não tem a responsabilidade de uma Diocese.

A Igreja no Brasil conta hoje com 172 bispos eméritos, o que representa 1/3 do episcopado brasileiro.

Dom Luiz Soares explicou que ao se tornar emérito, o bispo deixa de ser membro da CNBB, embora ainda possa participar das Assembleias Gerais como convidado.

Para tratar das questões relacionadas aos bispos eméritos, a CNBB possui uma subcomissão ligada à Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. Dentre essas preocupações está, por exemplo, o sustento desses bispos idosos. A primeira responsável é a diocese a qual esse bispo pertencia. Mas a CNBB também tem a sua responsabilidade, especialmente nos casos das dioceses mais pobres, cuja arrecadação não lhes dão condições de prover esse sustento. Por isso, a Conferência criou um fundo para ajudar as dioceses a manterem seus bispos eméritos.

“Eu já sou bispo emérito há quatro anos. Devo dizer que é um momento bonito da nossa vida, de maior serenidade, estamos no entardecer da vida... Temos alguns que estão muito doentes, mas há uma boa parte que ainda tem saúde, e fazem outros serviços, por exemplo, pregar retiros, ajudar paróquias, atender pessoas”, relatou Dom Luiz, destacando, ainda, que, atualmente, há três bispos eméritos que foram chamados pela Santa Sé para administrarem temporariamente dioceses vacantes que estão a espera de um novo bispo.

Em sua fala na Assembleia, Dom Luiz apelou para que os bispos apoiem seus irmão no episcopado mais idosos. “A velhice pode levar as pessoas a se isolarem a viverem em solidão. Não podemos deixar assim”.

Ao comentar a colocação de Dom Luiz, o porta-voz da assembleia e arcebispo de Diamantina (MG), Dom Darci José Nicioli, manifestou a gratidão da Igreja pela vida e testemunho dos bispos eméritos. “Nós somos herdeiros da obra evangelizadora que eles protagonizaram”, afirmou.

Saudação aos trabalhadores

Dom Belisário explicou que sempre que a Assembleia Geral coincide com o feriado do Dia do Trabalho, 1º de maio, e que os bispos fazem questão de transmitirem uma saudação aos trabalhadores do Brasil, o que foi feito na mensagem publicada na quinta-feira, 27.

Apresentando brevemente o conteúdo da mensagem, o Arcebispo de São Luís destacou que ao fazer a saudação afetuosa aos trabalhadores, os bispos lembraram os 13 milhões de desempregados do Brasil.

O texto também salientada a dignidade do trabalho humano. “O trabalho constitui uma dimensão da existência humana sobre a Terra”, citou.

A mensagem também faz referencia às lutas dos trabalhadores ao longo dos tempos para conquistarem os seus direitos. “Esses direitos estão sendo enfraquecidos neste momento por causa da absolutização, da força que o mercado está tomando”, ressaltou Dom Belisário.

O Arcebispo afirmou que foi diante dessa preocupação com os direitos dos trabalhadores, que a mensagem a CNBB fez uma referência expressa aos projetos de lei da terceirização e das reformas trabalhista e da Previdência. “Encorajamos a organização democrática e mobilizações pacíficas, em defesa da dignidade e dos direitos de todos os trabalhadores e trabalhadoras, com especial atenção aos mais pobres”, reforçou Dom Belisário, citando o texto.

Ao ser perguntado por um jornalista sobre sua avaliação das paralizações e manifestações desta sexta-feira, Dom Belisário afirmou que acredita que essa mobilização “pode influenciar nas decisões a serem tomadas pelo Congresso Nacional na próxima semana e nas outras”.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.