NACIONAL

55ª Assembleia Geral da CNBB

Todas as realidades devem ser iluminadas pelo Evangelho

Por Nayá Fernandes/Larissa Freitas
25 de abril de 2017

A Assembleia da CNBB é um momento para discutir temas que desafiam a Igreja e a sociedade.

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Em entrevista à Rádio Vaticano, Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil falou sobre a preparação para a Assembleia da CNBB, que começa na quarta-feira, 26 e vai até 5 de maio. “É sempre um momento muito especial, de comunhão do episcopado brasileiro. Encontramo-nos anualmente para reforçar os laços de unidade, na vida e na missão da Igreja. No Brasil, particularmente entre nós bispos, é uma oportunidade para crescer na colegialidade episcopal e na comunhão que nos une”.

O Arcebispo explicou também que, como acontece a cada ano, a Assembleia é um momento para discutir temas que desafiam a Igreja e a sociedade. “Um dos temas que já estão sendo estudados é justamente o da Iniciação à Vida Cristã, que é o assunto central.” Dom Sérgio disse ainda que, além dessa temática, de especial importância para a Igreja, haverá outras questões que compõe a pauta da CNBB.

“Lembramos o Ano Nacional Mariano, portanto, dentro da Assembleia vamos ter um momento especialmente dedicado ao Ano Mariano, uma grande celebração. Haverá pronunciamentos a respeito de situações atuais da vida da Igreja no Brasil e sobre a situação nacional, questões políticas e econômicas. Todas as realidades necessitam da luz do Evangelho e da Palavra da Igreja”, afirmou Dom Sérgio.

 

Bispos refletem sobre questões atuais

“A vivência cristã, em sua plenitude, não permite a existência da corrupção, da desigualdade, da exploração, da manipulação das consciências e, assim, o cristão cidadão é chamado pelo seu compromisso de fé em Jesus Cristo a ser sinal de transformação permanente no Brasil de nossos dias”, alerta dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF).

Em declaração ao Estado de Minas, o bispo falou sobre um documento elaborado conjuntamente intitulado “Pensando o Brasil”.  “Temos levado adiante, no âmbito da Conferência dos Bispos, um constante estudo sobre a realidade brasileira por meio de uma iniciativa que damos o nome de Pensando o Brasil. Ele prevê que, na próxima Assembleia, os bispos darão passos nessa reflexão e não escaparão de situações tão graves como as geradas pela corrupção no Brasil”, disse.

 

Já o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Darci José Nicioli, arcebispo de Diamantina (MG), disse ao Estado de Minas que é preciso pensar com honestidade sobre o bem comum. Ele acenou para questões como os lucros dos bancos e a cobrança de imposto sobre herança e grandes fortunas.

 

Com informações da Rádio Vaticano e do Estado de Minas

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.