NACIONAL

55 Assembleia da CNBB

‘Somos servos e não senhores da messe’

Por Nayá Fernandes/Larissa Freitas
02 de mai de 2017

Dom Odilo Pedro Scherer preside missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, durante Assembleia Geral da CNBB e reza pelos bispos falecidos.

Na terça-feira, 2, a missa das 7h30 na Assembleia Geral da CNBB, que está na sua 55ª edição, foi presidida por Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo. Na celebração, o Cardeal Scherer fez memória dos bispos falecidos desde a última Assembleia. Entre tantos, foi lembrado dom Albano Cavallin, arcebispo Emérito de Londrina (SC). Na ocasião, o Administrador Apostólico de Londrina, Dom Manoel João Francisco, bispo diocesano de Cornélio Procópio, participou da procissão de entrada da celebração.

“Rezemos em ação de graças pela vida de nossos irmãos bispos falecidos, sua vida dedicada ao reino de Deus, em nossas dioceses, na CNBB e em nosso Brasil, eles receberam de Deus o prêmio de fé, de sua esperança e de sua caridade pastoral, pedimos nessa missa que lhes dê também a recompensa dos bons e fieis servidores do Evangelho de Jesus, senhor da messe que o prometeu”, disse Dom Odilo.

O presidente da celebração recordou também que “os falecidos nos recordam a todos nós, que somos servos e não senhores da messe, este é o nosso tempo e servimos a messe do senhor”.

                                                                                       

Situação dos povos indígenas no Maranhão

Após a celebração, os bispos, reunidos em Assembleia continuaram a programação com a pauta do dia. Na segunda-feira, 1º de maio, a coletiva de Imprensa que acontece todos os dias, às 15h, tratou sobre a situação dos povos indígenas no Brasil, particularmente, no povoado de Bahias, município de Viana (MA).

No dia 30 de abril, os indígenas foram vítimas de uma investida de homens armados de facões, paus e armas de fogo que deixou três feridos, dois em estado grave. “A situação tensa, conforme nota da diocese de Viana, exige atenção dos órgãos competentes para acelerar os processos pendentes sobre a regularização de seu território”, afirmou a Assessoria de Imprensa da CNBB.

 O informe sobre as atividades recentes da Rede Eclesial Pan-Amazônia (REPAM) também foi tratado na coletiva da qual participaram os bispos Dom Erwin Kräutler, bispo prelado emérito do Xingu (PA), dom Sebastião Lima Duarte, bispo de Viana (MA) e dom Roberto Ferrería Paz, bispo de Campos (RJ).

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.