INTERNACIONAL

HOJE

São Francisco de Assis: ‘Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz’

Por Jenniffer Silva
07 de outubro de 2019

O Sínodo dos bispos para a Amazônia foi consagrado hoje, pelo Papa Francisco, ao santo protetor da natureza e dos animais

Reprodução da Internet

No dia 04 de outubro, a Igreja celebra a memória litúrgica de São Francisco de Assis, Padroeiro da natureza e dos animais e um dos mais populares santos da história.

Filho de Pedro e Pia Bernardone, nasceu em Assis, na Itália, em 1882. Seus pais eram comerciantes e, por isso, passou a juventude esbanjando dinheiro e demonstrando interesse nos negócios da família, até que uma guerra aterrorizou as cidades de Assis e Perugia, quando Francisco tinha 20 anos.

A tragédia fez com que ele percebesse um outro sentido para a sua vida e mesmo com o desejo de colaborar com sua família, foi impedido por uma doença. Durante a enfermidade, Francisco ouviu o chamado de Deus para que ele entregasse sua vida a serviço.

Vendeu seus bens e aos 25 anos usou o dinheiro que tinha em favor da reforma da Igreja de São Damiao, também na cidade de Assis.

São Francisco escolheu morar com o Padre que trabalhava no local, entretanto, seu pai descordou de sua decisão e o levou de volta para casa, acorrentando-o para que não saísse. Sua mãe, porém, o libertou.

Livre, mais uma vez seu pai tentou impedir seu serviço aos necessitados, impondo-lhe a renúncia de sua herança como condição para a sua liberdade. Aceitando, seguiu pedindo esmola para que a reforma da Igreja de São Damiao não fosse interrompida.

Colaborou, ainda, com a reforma da Igreja de São Pedro, e morou na capela Porciúncula, administrada pelos beneditinos.

ESCOLHA PELA CARIDADE

São Francisco instituiu a Ordem dos Frades Menores, inicialmente com 12 homens. As regras da ordem foram elaboradas por ele e apresentadas em Roma, não sendo aceitas inicialmente por serem consideradas muito rigorosas em relação a escolha pela pobreza.

São Francisco faleceu em 4 de outubro de 1226. Sua canonização aconteceu em 16 de julho 1228, pelo Papa Gregório IX.

CONSAGRAÇÃO DO SÍNODO PARA A AMAZÔNIA

O dia do Santo de Assis foi celebrado em Roma, em uma cerimônia nos Jardins Vaticanos, pelo Papa Francisco. O Santo Padre consagrou o Sínodo para a Amazônia ao Padroeiro da natureza.

O Cardeal Claudio Hummes, Relator-Geral do Sínodo, foi um dos participantes da celebração refletiu sobre “o papel de São Francisco como modelo e Santo Padroeiro do Sínodo para a Amazônia”.

O Pontífice juntamente com Dom Cláudio e dois representantes indígenas, regaram uma árvore nos Jardins Vaticanos, enquanto era cantado Cântico das criaturas.

LEI TAMBÉM 

'Santa Teresinha viveu o centro do Evangelho'

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.