SÃO PAULO

COVID-19

Quarentena em São Paulo é prorrogada até o fim de maio

Por COVID-19
08 de mai de 2020

Retomada gradual no Estado começaria no próximo domingo, 10, mas a flexibilização foi suspensa devido ao aumento no número de casos da doença

Reprodução

Durante a coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira, 8, o Governador de São Paulo, João Dória (PSDB) anunciou que em decorrência ao crescimento no número de infectados e mortos por COVID-19, a quarentena nos 645 municípios paulista segue até o dia 31 de maio.  

João Dória disse em um trecho da entrevista com jornalistas que: “Como Governador de São Paulo, eu gostaria de dar uma notícia diferente, mas o cenário é desolador. Teremos que prorrogar a quarentena até o dia 31 de maio. Queremos em breve poder anunciar a retomada gradual da economia, como está previsto no Plano São Paulo”.

Pretende-se com a implantação da quarentena, que todo o Estado alcance a marca de 70% do isolamento social, contudo, a diminuição desses índices tem relação com o aumento de infectados pelo novo coronavírus.

A decisão de manter a quarentena foi avaliada pelo Governo do Estado e pelos especialistas do Centro de Contingencia do coronavírus em São Paulo, coordenado pelo médico infectologista, David Uip.

NO INTERIOR E LITORAL

Nos últimos 30 dias, houve um avanço de 3,300% da doença no interior e litoral e de 770% na capital paulista.

Embora considerado muito abaixo do indicado, estima-se que o isolamento social evitou a morte de 40 mil pessoas desde quando a quarentena começou em 24 de março.

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou que as restrições contribuíram com a diminuição de óbitos no País, e que entre os dias 8 e 21 de maio, 3.346 vidas sejam salvas.

CONSELHO MUNICIPALISTA

O Governador João Dória comunicou também a criação do Conselho Municipalista, que irá discutir as possíveis decisões de flexibilização da quarentena e retomado total da economia de São Paulo, em um grupo formado por 16 prefeitos de cidades sede de regiões administrativas do Estado e pelo Governador João Doria, o Vice-Governador Rodrigo Garcia e os Secretários de Estado José Henrique Germman (Saúde), Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional), Patrícia Ellen (Desenvolvimento Econômico) e Henrique Meirelles (Fazenda e Planejamento).

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.