VATICANO

Missa na Casa Santa Marta

Papa reza pelas famílias que não podem sair de casa com as crianças

Por Fernando Geronazzo
21 de março de 2020

Desde que foram suspensas as celebrações com a presença de fiéis na Itália, as missas matutinas do Pontífice estão sendo transmitidas pelas plataformas digitais

Na missa da manhã desde sábado, 21, na capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, o Para Francisco recordou as famílias que não podem sair de casa neste período de emergência em decorrência da pandemia de coronavírus.

Como tem feito desde o dia 9, as celebrações matutinas do Pontífice estão sendo sem a presença de fiéis e transmitidas, aos vivo, pelas plataformas digitais, depois que as missas públicas foram suspensas em todo o território italiano e no Vaticano.

“Talvez o único horizonte que tenham é o balcão. E ali dentro, a família, com as crianças, os jovens, os pais: para que saibam encontrar o modo de comunicar bem, de construir relações de amor na família, e saibam vencer as angústias deste tempo juntos, em família. Peçamos a paz das famílias hoje, nesta crise, e pela criatividade”, manifestou o Papa.

COMO REZAR

Na homilia, o Santo Padre refletiu a partir das leituras do Livro do profeta Oseias (Os 6,1-6) e do Evangelho em que Jesus conta a parábola do fariseu e do publicano (Lc 18,9-14). Francisco exortou para a volta à oração, uma oração humilde, sem a presunção de quem se considera mais justo do que os outros.

“‘Apressemo-nos a conhecer o Senhor: a sua vinda é certa como a aurora’. A confiança no Senhor é segura: ‘Virá até nós como as primeiras chuvas, como as chuvas tardias que regam o solo’. E com essa esperança o povo começa o caminho para retornar ao Senhor. E uma das maneiras, dos modos de encontrar o Senhor é a oração. Rezemos ao Senhor, voltemos a Ele”, disse o Papa.

O Pontifice recordou que na parábola contada por Jesus há dois homens: “um é um presuntuoso que vai rezar, mas para dizer que ele é bom, como se dissesse a Deus: ‘Olhe, sou tão bom: se precisar de alguma coisa, me diga, eu resolvo o Seu problema’”. Já o outro homem, o publicano, se detém à distância do altar, “não ousava nem mesmo elevar os olhos para o céu” e batia a mão no peito dizendo: “Deus, tende piedade de mim pecador”.

“O Senhor nos ensina como rezar, como aproximar-nos, como devemos aproximar-nos do Senhor: com humildade... Rezar assim, nus, com o coração despido, sem cobrir, sem confiar nem mesmo naquilo que aprendi sobre o modo de rezar… Rezar, tu e eu, face a face, a alma nua. Isso é aquilo que o Senhor nos ensina”, afirmou Francisco.

COMUNHÃO ESPIRITUAL

Como fez na sexta-feira, 20, o Papa concluiu a missa com a adoração e benção do Santíssimo Sacramento, convidando os fiéis que a acompanharam a missa pelas plataformas digitais a rezarem uma oração de comunhão espiritual:

“Meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós!”

(Com informações de Vatican News e foto de Vatican Media)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.