VATICANO

Papa Francisco

Papa leva mensagem de paz e amizade ao Japão e à Tailândia

Por Fernando Geronazzo
06 de dezembro de 2019

O Santo Padre ressaltou que o tema escolhido para sua visita ao país é “Proteger toda a vida”

Entre os dias 19 e 26, o Papa Francisco realiza viagem apostólica ao Japão  e à Tailândia. Em vídeo-mensagem enviado aos japoneses, na segunda-feira, 18, o Santo Padre ressaltou que o tema escolhido para sua visita ao país é “Proteger toda a vida”. 
“Este forte instinto que ressoa em nosso coração, de defender o valor e a dignidade de cada ser humano, adquire particular importância diante das 
ameaças à convivência pacífica que hoje o mundo deve enfrentar, especialmente nos conflitos armados”, afirmou.
O Pontífice também recordou que o Japão conhece em sua história o sofrimento causado pela guerra e mais uma vez condenou o uso de armas nucleares. “Junto com vocês, rezo para que o poder destrutivo das armas nucleares nunca mais volte a ocorrer na história da humanidade. Usar as armas nucleares é imoral.” 
“Espero que a minha visita os encoraje no caminho do respeito mútuo e do encontro que conduz a uma paz segura, que dura no tempo, que não volta atrás. A paz tem esta beleza que, quando é real, não se retrai: a paz se defende com os dentes.”

DIÁLOGO
Francisco também enviou uma mensagem em vídeo ao povo tailandês, na sexta-feira, 15, destacando a característica “multiétnica e diversificada com ricas tradições espirituais e culturais”.
O Papa evidenciou o fato de a Tailândia ter trabalhado muito para “promover a harmonia e a coexistência pacífica, não só entre sua gente, mas, também, em toda região do Sudeste Asiático”.
O Santo Padre afirmou, ainda, que espera encorajar a comunidade católica local “na sua fé e na contribuição que oferecem a toda a sociedade”. Recordou, também, que “são tailandeses e devem trabalhar para a própria pátria”.
O Pontífice também manifestou o desejo de reforçar os laços de amizade e diálogo com os budistas que “dão testemunho eloquente dos valores da tolerância e da harmonia que caracterizam o povo tailandês”.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.