NACIONAL

Nova cartilha do COB

Pais e educadores têm orientações para evitar doping de jovens esportistas

Por Flavio Rogério Lopes
15 de março de 2020

Iniciativa é do setor de Educação e Prevenção do Doping do Comitê Olímpico do Brasil; Igreja também expressa preocupação com a temática no documento Dar o Melhor de Si

Reprodução da internet

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) conta com uma ferramenta na educação e prevenção ao doping. Desde 2018, a área “Antidoping” funciona com o objetivo de prevenir essa grande ameaça ao esporte. Esse combate ficou ainda mais completo com o lançamento do “Guia de Pais e Educadores apoiando o Jogo Limpo”.

Elaborado com o apoio da área de desenvolvimento do COB e com recursos do programa Solidariedade Olímpica, do Comitê Olímpico Internacional (COI), o documento foi criado para ajudar pais e educadores a orientar os jovens atletas a viver num ambiente livre do doping.

“O papel dos pais, responsáveis e educadores que estão envolvidos no início da formação desses atletas é de reforçar esse comportamento ético e moral, além do espirito olímpico, a amizade, o respeito e a busca da excelência de uma forma natural, sem a utilização de métodos proibidos para alterar seus resultados”, disse, ao O SÃO PAULO, Christian Trajano, médico e gerente de Educação e Prevenção ao Doping do COB.

MATERIAL ACESSÍVEL

“Todas as pessoas terão essas informações antidoping de uma forma acessível e com uma linguagem adequada, com vídeos mostrando as etapas de controle ao doping, os cuidados que os atletas, pais e educadores precisam ter em relação ao uso de suplementos alimentares, bem como direito e deveres do atleta durante esse controle de doping”, disse Trajano.

O material foi feito de forma eletrônica parar ter um maior alcance e facilitar o acesso a informação e conta com uma seção com perguntas e respostas, que aprofundam diversos temas. Também é possível enviar perguntas por meio do “Fale Conosco”. Os visitantes também podem encontrar arquivos e formulários específicos para cada esporte, com lista de substâncias proibidas e diversas orientações.

“Nós temos uma ação direta nos jovens em desenvolvimento, mas também trabalhos juntos com os atletas que já estão preparados para participar de Jogos Olímpicos e representar o Brasil em competições internacionais. Nós temos esses dois lados, de reforçar os valores dos atletas profissionais e formar esses valores morais e éticos nos atletas em desenvolvimento”, reforçou o médico.

EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO

Em 2019, a área “Antidoping” impactou diretamente cerca de duas mil pessoas. Foram realizadas palestras e seminários para as delegações que participaram de diversas competições, como os Jogos Sul-Americanos de Praia, em Rosário, na Argentina; os Jogos Pan-americanos de Lima, no Peru; e os Jogos Mundiais de Praia, em Doha, no Qatar.

Além disso, foram realizadas apresentações sobre o tema para jovens atletas de diversas modalidades, como vela, judô e vôlei, além de etapas regionais e nacionais dos Jogos Escolares da Juventude. Segundo Christian, esse contato direto com atletas, preparadores físicos, técnicos e treinadores tem sido importante no combate ao doping e tem tido resultados fantásticos.

“Nossa área tem a obrigação de trabalhar dentro do movimento olímpico, atuando na prevenção e educação dos atletas brasileiros. Nosso trabalho começa muito cedo, porque nós temos atletas despontando no cenário internacional e classificados para as Olímpiadas com 12 anos de idade. Portanto, nossas atividades têm um alcance bem maior do que somente a Seleção Olímpica do país”, reforçou Trajano.

Entre os propósitos também está a integração das ações de educação e prevenção de doping aos cursos de formação de treinadores do Instituto Olímpico Brasileiro, que trabalha com a formação de todos envolvidos no esporte olímpico nacional. Além da academia de treinadores, também é disponibilizado uma área de formação com cursos específicos para gestores esportivos de confederações.

O QUE VEM POR AI?

Outras importantes ações estão previstas para 2020, visando os Jogos Olímpicos de Tóquio, como uma palestra sobre o assunto para delegação que irá representar o Brasil. Além disso, segue em desenvolvimento uma plataforma de ensino à distância em parceria com universidades, que fará sugestão de conteúdos de acordo com a experiência de navegação do usuário.

No Brasil, a entidade que determina os testes de controle de doping, realiza a gestão dos resultados de uma análise positiva e encaminha o caso para julgamento na Justiça Antidopagem, é a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), que também contribui para esse trabalho de prevenção e educação do COB. As Federações internacionais de cada modalidade também tem seus planos de testes em atletas.

“Para Tóquio, o COI também terá um período antes dos jogos para testar esses atletas que poderão estar na olímpiada. Portanto, o combate ao doping é cuidado por diversas organizações. O COB tem o papel exclusivamente de educação e prevenção, essa parte de teste e monitoramento de análises laboratoriais é uma prerrogativa exclusiva da ABCD e da federações internacionais”, concluiu Trajano.

DAR O MELHOR DE SI

O documento “Dar o melhor de si”, lançado em junho de 2018, no Vaticano, pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, com o objetivo de apresentar um olhar da Igreja sobre os múltiplos aspectos que envolvem os esportes, alerta que “para combater o doping, físico e mecânico, e manter o fair play nas competições desportivas, não basta apelar à moral individual dos atletas”: as organizações desportivas devem se engajar para combater e motivar seus desportivas a não recorrerem ao doping.

“O doping amplifica uma série de complicadas problemáticas morais visto não corresponder aos valores de saúde e de jogo leal. Representa um exemplo claríssimo de como a mentalidade da ‘vitória a todo o custo’ corrompeu o desporto, levando-o à violação das suas regras constitutivas. Neste processo, a ‘estrutura do jogo’ decompôs-se, e os valores internos do desporto que dependem da aceitação das regras perderam-se”, diz o documento.

(Com informações de COB)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.