SÃO PAULO

Missa

‘O amor de Deus é tão grande que Ele vem habitar em nós’

Por Fernando Geronazzo
11 de mai de 2020

Afirmou o Arcebispo de São Paulo, na missa desta segunda-feira, 11, em sua residência

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta segunda-feira, 11, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

O Evangelho do dia (Jo 14,21-26), narra a ocasião em Jesus diz aos discípulos: “Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele” e acrescenta: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou”.

“O amor de Deus é tão grande que Ele vem habitar em nós. É o que São Paulo, depois, dirá 'Vós sois templo de Deus'. Não apenas o Espírito Santo, mas a Trindade Santa mora em nós. O Pai, o Filho e o Espírito Santo habitam em nós”, ressaltou Dom Odilo, na homilia.

O Cardeal acrescentou que “Deus quer que estejamos tão próximos, que sejamos morada dele e que habitemos o seu coração”.

AMAR O QUE DEUS PEDE

Citando a oração litúrgica do dia, o Arcebispo ressaltou o pedido a Deus, “que unis os corações dos vossos fiéis num só desejo”, para que dê ao povo “amar o que ordenais e esperar o que prometeis”. “É justamente isso que devemos pedir, amar o que Deus nos pede. E o que Ele nos pede está nos mandamentos, no Evangelho, no próprio Jesus, que nos pede em nome de Deus, e está também na nossa consciência”, explicou Dom Odilo.

E a oração continua: “para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias”. “Portanto, temos, nesta oração, vários pedidos: amar o que Deus nos ordena, esperar o que Ele nos promete, para que não nos percamos entre as coisas boas, também, desta vida, que podem nos desviar. Não é que não possamos acolher as coisas boas desta vida, mas não podemos fixar nossos corações nelas, muito menos nas coisas ilícitas”, reforçou o Cardeal.

RECOMENDAÇÃO

Na conclusão da missa, Dom Odilo renovou seu pedido a Deus pela saúde de todos e pela cura daqueles que estão doentes. “Que todos cuidemos um dos outros, para que não sejamos contagiados por esse vírus. Por enquanto, a única defesa que nós temos é nos recolhermos em nossas casas, evitar contato com outras pessoas, não sair de casa o quanto for possível”, recomendou o Arcebispo.

Por fim, o Cardeal pediu orações pelo Papa Francisco, assim como o próprio Pontífice pediu, durante o telefonema feito a Dom Odilo no sábado, 9, para manifestar sua solidariedade pela situação da pandemia em São Paulo e transmitir sua bênção apostólica à toda a população.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.