NACIONAL

55ª Assembleia Geral da CNBB

Núncio apostólico exorta para o testemunho cristão

Por Fernando Geronazzo
27 de abril de 2017

Em missa durante a Assembleia Geral da CNBB, no Santuário Nacional de Aparecida, Dom Giovanni D'Anielo afirma que cada cristão tem a responsabilidade de testemunhar com a própria vida a presença de Cristo na sociedade.

O segundo dia da 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nesta quinta-feira, 27, começou com uma missa no Santuário Nacional de Aparecida (SP), presidida pelo Núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello.

Na homilia, Dom Dom Giovanni falou sobre o testemunho, um dos temas chave do Evangelho de São João. “Vencendo com a amor e com o perdão o filho que se fez carne a morte e o pecado, definitivamente, foram transformados pela vida que transcende o tempo e o realiza. A Morte a Ressureição de Jesus são o lugar o momento culminante da revelação do Deus anunciado por Jesus como Pai. Nesse contexto, o Evangelho afirma que devemos dar ouvidos ao testemunho de Jesus”, destacou.

O Núncio destacou, ainda, a rejeição que Jesus sofreu mesmo depois da morte. “Com a sua Paixão e Morte, Ele penetra no abismo no mistério da iniquidade, no mistério da dureza obstinada do homem, da rejeição do projeto de Deus em sua vida e no mundo. No diabólico, da fatal ignorância do humor de Deus da parte dos homens das mulheres, a qual o próprio Jesus fez referência do alto da cruz: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. Quando a luz e a força de sua obediência ao Pai e com a sua solidariedade aos homens Jesus ao alto da cruz ilumina e redime as trevas e o fechamento do pecado. No entanto, Deus pai testemunha Pedro ressuscitou seu filho Jesus e, justamente, aqui se revela de forma evidente incontrovertível que Deus é Pai, Santo, onipotente e misericordioso que dá vida aos mortos e chamam a existência as coisas que não são”.

Segundo Dom Giovanni, é preciso cada cristão tenha a responsabilidade de testemunhar com a própria vida a presença de Cristo no mundo, “uma presença que é salvadora, uma presença que reconciliar, uma presença que ama”.

Os trabalhos da Assembleia Geral da CNBB continuam até sexta-feira, 5, no Centro de eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no complexo do Santuário Nacional.

(Com informações da CNBB)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.