SÃO PAULO

COVID-19

Novo hospital de campanha será construído no complexo esportivo do Ibirapuera

Por Jenniffer Silva
07 de abril de 2020

Unidade terá 268 leitos para tratamentos de baixa complexidade

Governo do Estado de São Paulo

Na coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 7, o Governado de São Paulo, Joao Dória (PSDB) anunciou que um novo hospital de campanha está sendo construído na cidade de São Paulo, para o tratamento de pacientes com COVID-19, no Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães (Ibirapuera).

Esse é o terceiro hospital de campanha construído pela Prefeitura de São Paulo com apoio do governo estadual. Nesta segunda-feira, 6, foi inaugurada a primeira unidade localizada no estádio do Pacaembu, com capacidade para 200 leitos. No próximo dia 15, será aberto o hospital de campanha do Parque Anhembi, com 1,8 mil leitos.

Ao todo, serão 240 leitos para atendimentos de baixa complexidade, mais 28 de estabilização, sala de descompressão, consultórios médicos de tomografia. Os pacientes atendidos serão transferidos de unidades de pronto atendimento.

 “No total, estamos acrescentando aqui na capital 2.240 leitos de baixa complexidade, fundamentais para liberarem as unidades de saúde para o atendimento da alta complexidade”, informou o governador.

O hospital de campanha será erguido no gramado e parte da pista de atletismo do complexo, e terá 7,5 mil metros quadrados. A construção é resultado de uma parceria com a Secretaria de Estado de Esportes.

A Secretaria de Estado da Saúde firmará convênio com o Serviço Social da Construção (SECONCI), Organização Social de Saúde (OSS), que já administra outros hospitais e Ambulatórios Médicos de Especialidades do Governo do Estado, para a implantação e administração da nova unidade.

Caberá a OSS a contratação de 800 profissionais da área da saúde para os trabalhos no local. Ao todo, serão gastos R$ 12 milhões para a construção e desmobilização do local e mais 10 milhões mensais em investidos para o custeio da unidade.

PROGRAMA ALIMENTO SOLIDÁRIO

Uma nova medida para o auxílio das pessoas em situação de vulnerabilidade social, ao longo da pandemia de coronavírus, foi anunciado pelo governador, João Dória. O programa Alimento Solidário irá entregar 1 milhão de cestas de alimentos nos 645 munícios do Estado.

A inciativa foi pensada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com apoio do Fundo Social de São Paulo, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e InvestSP. A distribuição está prevista para começar no próximo dia 17, na capital. Posteriormente, os municípios da região metropolitana, interior e litoral serão contemplados.

Os alimentos serão entregues às famílias cadastradas no Cadastro Federal oficial para inclusão em programas de assistência social e transferências de renda (CadÚnico), que possuem renda de até R$ 89,00 per capta mensal. A distribuição será feita por meio da Rede de Assistência Social Municipal e das Diretorias Regionais de Assistência Social.

(Com informações Governo do Estado de São Paulo)

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.