VATICANO

Domingo do Bom Pastor

No Domingo do Bom Pastor, Papa reza pelos padres ‘que dão a vida pelos fiéis’

Por Filipe Domingues Especial para O SÃO PAULO
06 de mai de 2020

O Papa Francisco comparou esses padres aos médicos, chamando-os de “pastores médicos”, que “ajudam a cuidar do santo povo de Deus”.

Em suas missas diárias na Casa Santa Marta, o Papa Francisco reza por uma intenção especial nestes tempos de COVID-19. No Domingo do Bom Pastor, 3, ele dedicou suas orações especialmente “aos tantos pastores que no mundo dão a vida pelos fiéis, também nesta pandemia”.

Somente na Itália, mais de cem padres perderam a vida por causa do contágio com o novo coronavírus. Muitos sacerdotes continuam atendendo os fiéis, dando conforto espiritual de diferentes maneiras, especialmente com apoio às famílias, aos doentes e realizando funerais, onde é permitido. O Papa Francisco comparou esses padres aos médicos, chamando-os de “pastores médicos”, que “ajudam a cuidar do santo povo de Deus”.

JESUS, BOM PASTOR  

Foram lidas, no 4º Domingo do Tempo Pascal, passagens do Evangelho e da Carta de São Pedro que apresentam Jesus como um pastor e seus discípulos como “ovelhas perdidas”. O Papa Francisco reflete sobre essa metáfora, e também o famoso Salmo 22 (23) que diz: “O Senhor é meu pastor: nada me faltará”.

“Jesus se apresenta não só como pastor, mas a porta pela qual se entra no rebanho”, comentou o Papa. “Todos aqueles que vieram e entraram por aquela porta eram ladrões e bandidos, ou queriam se aproveitar do rebanho: falsos pastores”, continuou, referindo-se a líderes que tentaram se aproveitar dos fiéis, fazendo carreira ou enriquecendo. “Mas o rebanho os conhece, sempre os conheceu e andava procurando Deus por suas estradas.”

O bom pastor, em vez disso, “escuta e guia o rebanho, cuida do rebanho”. Em outras reflexões, Francisco lembrou que o pastor verdadeiro caminha no meio do rebanho, deixando que alguns de seus integrantes caminhem à sua frente e que outros o sigam, e “tem cheiro de ovelhas”.

‘BRANDURA’ COMO SINAL

A suavidade e a brandura são sinais do verdadeiro bom pastor. Por isso, o rebanho confia nele, diz o Santo Padre. “Ele é terno, tem aquela ternura da proximidade, conhece as ovelhas pelo nome e cuida de cada uma como se fosse única”, disse.

“O Bom Pastor, isto é, Jesus, é aquele que nos acompanha a todos no caminho da vida.” Essa ideia, acrescentou o Papa, está ao centro do Mistério Pascal. A comunidade, a ternura e a bondade vêm de Jesus e conduzem a Igreja também nestes tempos difíceis, completou.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.