INTERNACIONAL

Christian Day

Na Itália, milhares vão às ruas pedir respeito à identidade cristã

Por Redação
29 de janeiro de 2020

Manifestação realizada pela rede de Movimentos Cristãos Italianos foi motivada por recentes casos de ataques ao sentimento religioso cristão

A Praça Santos Apóstolos, em Roma, Itália, foi palco, no sábado, 25, da manifestação denominada “Christian Day (Dia Cristão) – pela defesa da identidade cristã”. Organizado por membros da rede dos Movimentos Cristãos Italianos, formada por diferentes grupos cristãos evangélicos, o ato teve o objetivo de “dizer basta à constante falta de respeito pela religião cristã e pelas figuras de Jesus Cristo e da Virgem Maria”, especialmente diante dos recentes casos considerados vilipêndio e difamação ao Cristianismo que ocorreram na Itália e em outros países.

Segundo os organizadores, o ato, que reuniu cerca de cinco mil pessoas, reivindica a necessidade de defender os direitos existentes no espaço público e, em particular, de exigir respeito pelas figuras que representam o cristianismo, inclusive por meio de uma proteção mais efetiva do sentimento religioso no âmbito criminal.

CASOS RECENTES

O fato mais recente recordado na manifestação foi um pôster exposto no Museu de Arte Contemporânea de Roma, com o título em latim “Ecce Homo Erectus” (Eis o homem ereto) que retrata uma criança ajoelhada diante de Jesus em uma cena que insinua um ato erótico. Ao lado dessa imagem, foi exibido outro pôster intitulado “Concepção Imaculada in vitro”, que mostra duas mulheres em uma cena que sugere uma relação homoafetiva, segurando um bebê em seus braços.

Também foi citado o especial de Natal “Primeira Tentação de Cristo”, produzido pelo grupo brasileiro Porta dos Fundos, exibido para todo mundo pela plataforma de streaming Netflix, que retrata Jesus tendo um relacionamento afetivo com outro homem que, no decorrer da trama, revela-se como o próprio diabo.

“Essas ações blasfemas e vergonhosas pedindo fortemente a remoção do manifesto obsceno do Museu de Arte Contemporânea de Roma e a suspensão da série do Netflix, porque acreditamos que esses atos não apenas ofendem nossas crenças e a Pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, mas são identificáveis como uma ofensa criminal de difamação contra um credo religioso, o credo cristão”, afirmou o pastor evangélico Demetrio Amadeo, à agência Korazym.

CONTRA DISCRIMINAÇÃO

“A mensagem de salvação pregada por Nosso Senhor dividiu a história em antes e depois de Cristo, e os cristãos devem se opor a todas as formas de opressão ou discriminação. A fé sem obras está morta. Um cristão que se cala diante dessas provocações não honra as pessoas que, há 2000 anos, aceitaram ser martirizadas nas arenas para defender sua identidade e não negaram seu Senhor e Salvador”, acrescentou o pastor Giovanni Perri.  

Muitos manifestantes carregavam balões pretos com a frase: “Luto pela vossa falta de respeito”. Embora não tenha a participação direta de instituições católicas na organização, a manifestação contou com a presença de diversos católicos que, por meio das redes sociais, compartilharem imagens e palavras de apoio à causa.

“É importante que nos manifestemos unidos e coesos para denunciar com força os últimos eventos muito graves que ocorreram em nossa nação contra nosso credo cristão, contra valores e princípios e, sobretudo, contra nosso Senhor Jesus Cristo. Os episódios mais recentes são verdadeiramente inaceitáveis e privam nossa identidade cristã nacional”, reiteraram os responsáveis pelo movimento.

(Com informações da agência Korazym)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.