INTERNACIONAL

Equador

Mais de 100 mil marcham em favor da vida e da família

Por Fontes: ACI Digital
26 de junho de 2019

 A marcha foi organizada por diversos grupos a favor da vida e da família
 

No sábado, 22, na cidade de Guayaquil, mais de 100 mil pessoas se manifestaram em defesa da vida, da família e da Constituição. O lema da manifestação – “Respeito à Constituição, à família e à vida” – faz referência à decisão da Suprema Corte do País, que reconheceu as uniões entre pessoas do mesmo sexo, em 12 de junho.


Outras pautas das manifestações foram a rejeição às tentativas de legalizar o aborto, o uso da maconha e a mudança de sexo de menores sem consentimentos dos pais. A marcha foi organizada por diversos grupos a favor da vida e da família.


Os organizadores divulgaram comunicado e assinalaram que “nos últimos dias, a Corte Constitucional mediante a sentença nº 11-18-CN/19, aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo no Equador, violando o artigo 67 da Constituição, que diz: ‘O casamento é a união entre homem e mulher, com base no livre consentimento das pessoas contraentes e na igualdade de seus direitos, obrigações e capacidade jurídica’”.


Em relação ao direito à vida, o comunicado adverte que “está sendo realizado o segundo e último debate sobre a reforma do Código Orgânico Integral Penal (COIP), em que se busca a legalização do aborto em cinco causas (exceções): incesto, estupro, inseminação não consentida, malformação congênita e abuso. Além disso, nele se estabelece o limite para terminar a gravidez até o terceiro mês de gestação, ou seja, assassinar o bebê até a 14ª semana dentro do ventre materno”.


Denunciaram-se, também, as mudanças legislativas que permitirão a chamada “barriga de aluguel” e a mudança de sexo de menores sem o consentimento dos pais. Outro perigo é a mudança legislativa no Código da Criança e do Adolescente, que permitirá a adoção de crianças por pessoas em uniões homossexuais. 


Uma nova marcha será realizada em Quito, capital do País, no sábado, 29.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.