NACIONAL

É MENTIRA!

Informação de que profissionais da saúde proíbem pessoas de saírem de casa é falsa

Por Redação
06 de mai de 2020

Diariamente, O SÃO PAULO publica notícia que alerta sobre fake news relacionadas à atual pandemia

Reprodução

Em grupos de mensagem e redes sociais, circulou recentemente, uma mensagem afirmando que profissionais de saúde estão orientando sobre uma proibição das pessoas saírem de casa.

A mensagem, em tom de preocupação, afirma em um trecho que a população deve evitar, também, a ida a supermercados ou outros serviços essências.

POR QUE?

O que há de fato sobre o isolamento social, é a recomendação de que as pessoas apenas saiam de casa, especialmente os idosos, em casos essenciais, mas o Governo Estadual não estabeleceu qualquer proibição legal, até então.

Com forma de diminuir as aglomerações, o estado de São Paulo está de quarentena desde o dia 24 de março, aulas e eventos públicos estão suspensos. A orientação é eu apenas serviços essenciais se mantenham abertos.

COMBATE ÀS NOTÍCIAS FALSAS

Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que o canal não será um SAC ou serviço para esclarecer dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640.

Além disso, o Governo do Estado de São Paulo disponibiliza um canal exclusivo no Telegram de combate notícias falsas sobre coronavírus.

(Com informações de Governo de São Paulo)

 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.