INTERNACIONAL

Líbano

Igreja Maronita lança plano de assistência alimentar e social

Por Gustavo Catania Ramos (Especial para O SÃO PAULO)
09 de mai de 2020

Iniciativa busca auxiliar famílias afetadas pela crise econômica decorrente da pandemia do novo coronavírus

Patriarca Béchara Raï em encontro com o Papa Francisco em 2018

No último dia 6, o Patriarca Béchara Raï, da Igreja maronita do Líbano, anunciou um grande plano de assistência alimentar e social para as famílias do país sem receita devido à crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus.

O plano se baseará sobre um cálculo de necessitados em diferentes níveis: paroquial, episcopal e monástico. Além disso, a Carita-Líbano, o organismo responsável pela pastoral social da igreja libanesa, também prestará informações.

Em coletiva de imprensa, o Patriarca expôs o plano que será aplicado e que será estendido a diversas associações e organizações com vocação social ou sócio-política, como a Liga Maronita, a Fundação Maronita para o desenvolvimento integral, a Missão Pontifícia, a Cruz Vermelha libanesa, a associação São Vicente de Paulo e outros.

Aos pobres e necessitados

O Patriarca afirmou que a Igreja maronita no Líbano já ajuda cerca de 33.456 pessoa através de um importe de cerca de 71 milhões de liras libanesas (que equivalem a cerca de 43 milhões de euros). As instituições da Igreja maronita, compreendendo as educativas, hospitalares e social, oferecem também oportunidades de emprego a 18.870 pessoas.

“O serviço de amor da Igreja se encontra hoje frente ao pesado dever de ajudar aos pobres e necessitados, cujo número está aumentado por causa da crise econômica e financeira, do aumento dos preços e depreciação da moeda libanesa”, afirmou o Patriarca.

Dom Béchara mencionou o encontro que teve com as autoridades civis do país para estudar um plano de salvação econômico. “Esperamos que o sucesso seja do Estado e da Igreja, para o maior bem comum e o bem-estar dos cidadãos, cada um em seu próprio setor de atividade e com seus próprios meios”, desejou o Prelado.

Ajuda a 5 mil famílias

Na segunda-feira, 4, teve início uma campanha para distribuir porções de comida a 5 mil famílias privadas de recursos. A campanha, posta sob o patrocínio do Patriarcado maronita, foi organizada pela ONG Solidarity, que recebe recursos da Fundação Maronita e da Fundação Gilbert y Rose-Marie Chaghouri.

A campanha é capaz de suprir as necessidades de alimentos de 5 mil famílias por seis meses. Se bem sucedida, poderá ser estendida para mais famílias e por um maior período de tempo, tendo em vista que os problema econômicos do país prometem perdurar por mais tempo.

Segundo dados do Ministério das Finanças do país, 50% dos libaneses vivem abaixo do nível de pobreza e 35% estão desempregados, número que subiu devido à pandemia e aos bloqueios impostos.

 

(Com informações da Asia News)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.