SÃO PAULO

COVID-19

Governo de São Paulo anuncia “Plano São Paulo” para reabertura gradual do isolamento social

Por Redação
22 de abril de 2020

Início da quarentena no Estado ocorreu em 24 de março

Governo do Estado de São Paulo

Na coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, 22, no Palácio dos Bandeirantes, o Governador de São Paulo, João Doria (PSDB) comunicou a estratégia de reabertura gradual e flexibilização do isolamento social no Estado, intitulado de “Plano São Paulo”.

O fechamento de setores considerados não essenciais foi implantado em São Paulo, na segunda quinzena no mês de março, e segue até o dia 10 de maio. No dia seguinte, o novo plano anunciado na tarde hoje, entrará em vigor. Até a data, o Governador reiterou que a quarentena total deve permanecer sem qualquer alteração.

O “Plano São Paulo” garante que os critérios do novo isolamento sejam diferenciados a partir de dados científicos apurados em cada cidade e região.

SEGMENTAÇÃO

A secretária de desenvolvimento econômico, Patricia Ellen explicou que a implementação da estratégia ocorrerá por fases, pautadas nas regiões e setores do Estado, com base nos quesitos científicos, do setor econômico e social.

No critério da saúde, a disseminação da doença será acompanhada de forma segmentada nos municípios, comparando o cenário da pandemia em cada região, e a capacidade do sistema de saúde e o monitoramento do vírus.

Para economia, será preparado um protocolo setorial de saúde, higiene, ambiente de trabalho adaptados a cada setor e ambiente econômico. No âmbito social, será feita uma abordagem regional sobre a reabertura gradual.

EM CADA MUNICÍPIO

Os municípios terão as medidas de isolamento social flexibilizadas de acordo com a situação da pandemia, ou seja, analisando sua capacidade do sistema de saúde e testagem (número de novos casos, quantidade de leitos de UTI livres e teste disponível para assintomáticos e suspeitos).

A secretária mencionou, ainda, ser fundamental o apoio das entidades privadas para a testagem em massa. Outro aspecto citado por ela, é que as localidades serão divididas em zonas de risco: amarela, vermelha e verde.

RETOMADA DA ECONOMIA

O governo estadual elaborou, também, protocolos setoriais para a retomada econômica, que envolve grande parte das secretarias de governo.

São os responsáveis pela estratégia e direcionamento da abordagem, as secretarias de governo, fazenda e planejamento, desenvolvimento regional, saúde, desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia e o Investsp.

“Nós queremos atender os setores com maior vulnerabilidade econômico, vamos priorizar setores com maior vulnerabilidade e menor risco do ponto de vista do enfretamento da pandemia, para que sejam retomados e acolhidos mais rapidamente”, destacou a secretária.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.