SÃO PAULO

Missa

‘Fiquemos firmes na fé da Igreja em Jesus, salvador do mundo’

Por Fernando Geronazzo
02 de mai de 2020

Pediu o Cardeal Odilo Scherer, na missa deste sábado, transmitida pelas mídias digitais

A fé dos apóstolos em Jesus Cristo como verdadeiro Deus é o destaque da liturgia da missa deste sábado, 2, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Na homilia, Dom Odilo refletiu sobre a conclusão do capítulo sexto do Evangelho de São João, proclamado na missa, que mostra que aqueles que ouviram o discurso de Jesus sobre o pão da vida começaram a murmurar porque não entenderam suas palavras. Diante disso, o próprio Jesus afirmou: “As palavras que vos falei são espírito e vida. Mas entre vós há alguns que não creem”.

“Muitos iam atrás de Jesus porque ele tinha multiplicado os pães... outros estavam lá para, talvez, tirarem algum proveito, mas não tinham fé”, destacou o Cardeal, acrescentando, que ainda hoje há pessoas que procuram Jesus por outros interesses.

Vendo que muitos foram embora, Jesus perguntou aos 12 apóstolos: “Vós também vos quereis ir embora?”. E Pedro respondeu: A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

SANTO DO DIA 

Ao comentar essa afirmação de Pedro, o Arcebispo ressaltou que essa fé na divindade de Jesus também foi defendida por Santo Atanásio, o bispo e doutor da Igreja do século IV, cuja memória é celebrada neste dia.

“Santo Atanásio e tantos outros, ao longo da história, foram os doutores da Igreja e ajudaram a manter firme a fé e a referencia ao Evangelho, de onde nós bebemos a fé verdadeira e não em especulações de qualquer tipo, que podem até ser interessantes, mas se não estão em sintonia com aquilo que Jesus manifestou, testemunhou de si mesmo e que os apóstolos pregaram sobre Ele, nós corremos o risco de estarmos errados na nossa fé”.

Por fim, Dom Odilo pediu a intercessão do santo do dia para que os cristãos tenham firmeza na fé. “Fiquemos firmes na fé da Igreja e peçamos que Santo Atanásio nos ajude e interceda por todos nós para que tenhamos fé verdadeira em Jesus Cristo, filho de Deus, salvador do mundo”, concluiu.

ROMARIA A APARECIDA

Antes da bênção final, Dom Odilo reforçou o convite a povo para que se una espiritualmente à realização da 119ª Romaria da Arquidiocese de São Paulo a Aparecida, no próximo domingo, 3 de maio.

Este ano, devido à pandemia de COVID-19, não haverá a participação de fiéis na missa que o Cardeal Scherer presidirá no Santuário Nacional, às 12h. Contudo, a celebração será transmitida, ao vivo, pela TV Aparecida, pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

“Nós faremos nossa romaria de uma forma diferente, mas sem deixar de colocar nas mãos e no coração de Nossa Senhora Aparecida as nossas intenções e súplicas e também as intenções de toda a nossa Arquidiocese”, afirmou o Arcebispo.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.