VATICANO

Domingo de Ramos

Domingo de Ramos: Alegria, Paixão e Juventude

Por Padre Bruno Muta Vivas
18 de abril de 2017

Domingo de Ramos no Vaticano

No domingo, 9, o Papa Francisco celebrou o Domingo de Ramos na Paixão do Senhor, na Praça de São Pedro, reunindo cerca de 40 mil fiéis e peregrinos. Durante sua homilia, o Papa explicou o sentido desta festa, que abre as cerimônias da Semana Santa: “Esta celebração tem, por assim dizer, duplo sabor: doce e amargo. É jubilosa e dolorosa, pois nela celebramos o Senhor que entra em Jerusalém, aclamado pelos seus discípulos como rei; ao mesmo tempo, porém, proclama-se solenemente a narração evangélica da sua Paixão. Por isso o nosso coração experimenta o contraste pungente e prova aquilo que deve ter sentido Jesus em seu coração naquele dia, quando rejubilou com os seus amigos e chorou sobre Jerusalém”.

O Papa convidou a todos os presentes a acompanhar Jesus em seu caminho rumo à Cruz: “enquanto festejamos o nosso Rei, pensemos nos sofrimentos que Ele deverá padecer nesta Semana. Pensemos nas calúnias, nos ultrajes, nas ciladas, nas traições, no abandono, no julgamento iníquo, nas bastonadas, na flagelação, na coroa de espinhos… e, por fim, no caminho da cruz até à crucifixão”.

O Romano Pontífice, ainda, fez clara a relação entre a Cruz de Cristo e a cruz de cada cristão: “Ele nunca prometeu honras nem sucessos. Sempre avisou os seus amigos de que a sua estrada era aquela: a vitória final passaria através da paixão e da cruz. E, para nós, vale o mesmo. Para seguir fielmente a Jesus, peçamos a graça de o fazer não por palavras mas com as obras, e ter a paciência de suportar a nossa cruz: não a recusar nem jogar fora, mas, com os olhos fixos n’Ele, aceitá-la e carregá-la dia após dia”.

Juventude

Ao final da Santa Missa, por ocasião do Dia Mundial da Juventude, celebrada à nível diocesano no dia 8, jovens poloneses entregaram a imponente cruz fixada à frente do altar aos jovens do Panamá, onde se realizará o próximo encontro internacional, em 2019.

“Orem ao Senhor para que a Cruz, juntamente com o ícone de Maria Salus Populi Romani, faça crescer a fé e a esperança, revelando o amor invencível de Cristo onde passa”, disse o Papa Francisco.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.