OPINIÃO

FAMILY TALKS

Desenvolvimento da sociedade depende do bem-estar das famílias

Por Fernando Geronazzo
23 de agosto de 2019

Programa Family Talks desenvolve ações para o fortalecimento da instituição familiar na esfera pública

 

Instituição existente desde a origem da humanidade, a família é considerada nas mais variadas culturas como a “célula mãe da sociedade”. Seja do ponto de vista sociológico, antropológico, cultural ou religioso, reconhece-se que o desenvolvimento das pessoas, das culturas e dos povos passa pelas relações familiares. Portanto, pode-se dizer que a família é uma questão de interesse público. 


São várias as iniciativas que buscam promover a importância social da família, como é o caso do Family Talks, um programa da Associação de Desenvolvimento da Família (Adef), voltado a fazer advocacy pela família, ou seja, atuar na esfera pública com o intuito de promover ações, trazer informações sobre a importância das relações familiares para o desenvolvimento social, o que implica a promoção de iniciativas de interesse público ou privado voltadas ao fortalecimento das relações familiares. 


A Adef é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, aconfessional e não partidária, que atua desde 1978 no Brasil, promovendo programas de desenvolvimento familiar. 

ATIVIDADES
As ações do Family Talks são voltadas, sobretudo, à criação de rede de instituições, organizações e pessoas que tenham clara a importância de que as famílias precisam se desenvolver. “Isso se caracteriza pela organização de eventos, estudos e atividades de promoção do tema na esfera pública, trazendo dados e evidências empíricas sobre a importância de diferentes aspectos da vida familiar e recomendações  de como o apoio às famílias pode ser feito, inclusive, por meio de políticas públicas”, explicou, ao O SÃO PAULO, Rodolfo Canônico, especialista em políticas públicas e diretor executivo do Family Talks. 


“O debate sobre o tema da família no Brasil ficou muito polarizado em discussões ideológicas. Por isso, para conseguir avançar no debate e na construção de propostas que beneficiem efetivamente as famílias brasileiras, nós entendemos que é fundamental sempre partir de evidências empíricas e estudos científicos para, então, analisar os problemas principais que afetam as famílias e buscar soluções”, esclareceu.

ÂMBITOS DE ATUAÇÃO
As iniciativas do Family Talks acontecem em diferentes agentes da sociedade civil e do poder público nas esferas municipal, estadual e federal, além do Congresso Nacional. Também trabalha com instituições acadêmicas e de pesquisa. 


Embora o Family Talks atue só no âmbito nacional, o programa está vinculado à International Federation for Family Development (IFFD), que congrega mais de 200 associações, dentre as quais a Adef, está em 68 países e possui status consultivo geral na ONU. “Isso permite uma grande possibilidade de diálogo e informações e ser uma voz ativa na defesa dos interesses das famílias dentro da ONU”, comentou Canônico

DESAFIOS 
Dentre os desafios para o desenvolvimento da família que preocupam o Family Talks, Canônico destacou, em primeiro lugar, a crise de relações que geram muitas rupturas familiares em diferentes níveis. “Não se trata exclusivamente do divórcio, mas algo cada vez mais frequente é a ruptura intergeracional, ou seja, famílias que cada vez têm menos condições de prestar cuidados aos idosos, por exemplo”, destacou o Diretor, salientando que o Brasil vive um rápido envelhecimento populacional. 


Rodolfo Canônico também elencou como grande problema a “tripla dimensão da pobreza” que impacta as famílias. A primeira delas é a pobreza material, com as desigualdades sociais que atingem o País. “É evidente que famílias em condições socioeconômicas mais modestas encontram mais dificuldades. A pobreza impõe uma série de barreiras para o desenvolvimento das relações familiares”, afirmou o Especialista, indicando que há estudos que apontam que turbulências econômicas na vida doméstica são causas frequentes de ruptura familiar, que podem levar até ao abandono.

TEMPO E AFETO
A segunda pobreza é a de tempo. “Fala-se pouco sobre esse problema no Brasil, mas é uma realidade que atinge toda a sociedade com diferentes características”, alertou o Diretor do Family Talks. 


Em uma grande cidade como São Paulo, pessoas que vivem na periferia podem gastar até seis horas por dia em transporte entre a ida e a chegada ao trabalho. “Como uma pessoa que gasta todo esse tempo em trânsito terá condições de ter um bom relacionamento com seu cônjuge ou com os filhos?”, indagou Canônico. 


Também as famílias de níveis socioeconômicos altos sofrem com escassez de tempo. “Vemos o desafio cada vez maior de equilibrar trabalho e família. É um problema de todos os níveis”, completou.
Como consequência das pobrezas material e de tempo, surge a pobreza afetiva, que gera rupturas nas relações familiares, como a falta de presença dos pais na educação das crianças, muitas vezes, “terceirizada” para a escola. 
A pobreza de afeto é um problema mundial. Tanto que na Inglaterra foi criado, recentemente, o Ministério da Solidão. Naquele País, existem 9 milhões de pessoas totalmente solitárias, a maioria idosos.  

TEMA TRANSVERSAL
Os debates do Family Talks ressaltam que a família é um tema transversal, que deve ser levado em conta na criação de políticas públicas. “É possível ter ações pensadas diretamente para as famílias, mas, além disso, quando se pensa em políticas de educação, saúde, segurança, entre outras, a família entra na transversalidade”, recordou Canônico. 


O programa também busca envolver o máximo possível de pessoas e agentes da sociedade interessados no desenvolvimento da família, independentemente de seus posicionamentos ideológicos ou partidários. “Nós acreditamos que a família é uma instituição que não tem substituição na sociedade. Boa parte do nosso trabalho é ajudar a sociedade a prestar a atenção a essa realidade e avançar no diálogo voltado para problemas que mais impactam as famílias, e buscar soluções”, ressaltou o Diretor do Family Talks.


Ainda segundo Rodolfo Canônico, mais do que se debruçar nas divergências existentes entre si, procura-se partir dos grandes desafios que impactam as famílias. “A nossa experiência mostra que existem muito mais consensos na sociedade do que controvérsias quando falamos de família”, afirmou, reforçando a necessidade de compreender a família como um projeto estável ao longo do tempo. Por fim, o Especialista mencionou um slogan que ouviu certa vez definindo família como o lugar “onde a vida começa e o amor nunca acaba”. 


Para conhecer o calendário de atividades e as publicações do Family Talks, acesse http://familytalks.org

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.