SÃO PAULO

Missa

‘Crer em Jesus e em sua Palavra, esta é a obra de Deus’

Por Fernando Geronazzo
27 de abril de 2020

Na missa desta segunda-feira, 27, o Cardeal Scherer exortou os fiéis que a dignidade de cristãos consiste em viver na verdade

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta segunda-feira, 27, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Na homilia, Dom Odilo comentou o episódio narrado pela primeira leitura (At 6, 8-15), que destaca o testemunho do Diácono Estevão.  “Cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo”, diz o texto, acrescentando que sua pregação chamou a atenção das autoridades judaicas que subornaram algumas pessoas para que espalhassem calúnias sobre ele, o que acabou o levando ao martírio.

O Cardeal ressaltou o quanto a calúnia, a corrupção o suborno e as chamadas fake news (notícias falsas) não são coisas apenas dos dias atuais. “Quem inventa calúnia contra o próximo causa dano também a si mesmo, pois te torna uma pessoa de pouco valor e credibilidade”, afirmou.

VERDADEIRO ALIMENTO

Refletindo sobre o Evangelho (Jo 6,22-29) que continua a narrar os fatos que se sucederam à multiplicação dos pães, o Arcebispo enfatizou que a multidão ia atrás de Jesus pois teve a fome saciada e o Senhor, por sua vez, exortou: “Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará”.  

Quando indagado pela multidão sobre o que é preciso fazer para realizar as obras de Deus, Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”. “Jesus se refere a si mesmo, enviado por Deus para dar ao mundo à verdade... Crer em Jesus e em sua Palavra, esta é a obra de Deus”, reforçou o Dom Odilo.

“Peçamos que Deus nos ajude a escolher sempre aquilo que é bom, o que é reto, aquilo que vem de Deus. Nunca prejudicar alguém com mentiras, calúnias.. fazer sempre prevalecer a verdade”, enfatizou o Cardeal.

DIGNIDADE DE CRISTÃOS

E, seguida, o Arcebispo mencionou oração da liturgia do dia, que diz: “Ó Deus, vós que mostrais a luz da verdade aos que erram para que possam voltar ao bom caminho, concedei a todos os que se gloriam da vocação cristã rejeitem o que opõe a este nome e abracem quanto possa honrá-lo”.

“Recebemos a alta dignidade de filhos e filhas de Deus e nosso dever é viver de acordo com essa dignidade e não manchá-la”, afirmou o Cardeal, explicando que o cristão desonra essa dignidade quando não se comporta como filho de Deus, ao pecar, faltar com a verdade e com a caridade.  

“O pecado e as nossas ações tem uma repercussão sobre os outros. Quando alguém mancha a dignidade de cristão é responsável por manchar a dignidade de todos os cristãos”, salientou o Arcebispo.

RECOMENDAÇÕES

No fim da missa, como tem feito todos os dias, Dom Odilo reforçou seu apelo para que as pessoas continuem a seguir as orientações e determinações da autoridades sanitárias para evitar a disseminação do novo coronavírus.

“Muitos estão com vontade de sair de casa, de voltar a trabalhar, até por necessidade. Mas precisamos ficar em casa e continuar a nos cuidar”, recomendou.

O Arcebispo recordou, ainda, a que no próximo domingo, 3 de maio, acontecerá 119º Romaria da Arquidiocese de São Paulo a Aparecida (SP).

Este ano, devido às medidas de isolamento social para conter o avanço da pandemia de COVID-19, a romaria não contará com a presença dos fiéis. Apenas irão o Arcebispo e os bispos auxiliares, acompanhados de alguns padres, que celebrarão uma missa no Santuário Nacional às 12h, transmitida pela TV Aparecida, rádio 9 de Julho e mídias sociais da Arquidiocese.

O Cardeal motivou todo o povo estar em comunhão com esse momento de fé e devoção, acompanhando a celebração de suas casas, reunidos em família, e a se preparem para o evento, a partir da quarta-feira, 19, com a recitação do Rosário e da Ladainha de Nossa Senhora.

LEIA TAMBÉM:

Cardeal Scherer orienta Arquidiocese de São Paulo sobre 119ª romaria a Aparecida

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.