INTERNACIONAL

AMÉRICA LATINA E CARIBE

Continente é consagrado à Nossa Senhora de Guadalupe

Por Jenniffer Silva
13 de abril de 2020

Ato ocorrido neste domingo de Páscoa, 12, foi proposto pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam)

Reprodução da Internet

Os sinos das catedrais e templos dos países que compõe a América Latina e o Caribe tocaram, ao mesmo tempo, as 12 badaladas para anunciar que essas nações seriam, a partir daquele momento, consagrados à padroeira do continente, Nossa Senhora de Guadalupe.

O ato de consagração proposto pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) aconteceu na Basílica Nacional de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, às 12h locais, e às 14h, no horário de Brasília.

Após o toque dos sinos, deu-se início à celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo e Primaz da Cidade do México, Dom Carlos Aguiar Retes. No início da Santa Missa, o Núncio Apostólico do México, Monsenhor Franco Coppola, leu a mensagem enviada pelo Papa Francisco para o ato de consagração, na qual o Pontífice pede a Deus pelo fim da pandemia de coronavírus e para que os que mais sofrem com a doença possam ser iluminados pela misericórdia de Deus.

Dom Carlos Aguiar enfatizou durante a homilia que para seguir Jesus Cristo é preciso ter fé e não somente crer em evidências concretas.

MÃE DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE

Após o momento da comunhão, o Presidente do Celam, Monsenhor Miguel Cabrejos Vidarte, em vídeo transmitido, salientou sobre a necessidade de confiar no amor maternal da mãe de Jesus, rememorando as falas ditas por ela a San Juan Diego. Segundo o Monsenhor, seu exemplo é capaz de abrir uma porta de luz, esperança e alegria, sobretudo aos enfermos atingidos pela COVID-19.

Em seguida, Dom Carlos Aguiar Retes leu a oração de consagração da América Latina e do Caribe a Nossa Senhora de Guadalupe.

“Bem-aventurada, Virgem Maria de Guadalupe, Mãe do Deus verdadeiro, através do qual nós vivemos. Em momentos como o atual, sentimo-nos como Juan Diego, pequenos e frágeis diante de doenças e dores, por isso, nós vos apresentamos nossas orações e nos consagramos a vós. Nós vos dedicamos nossos povos, especialmente as pessoas mais vulneráveis, os idosos, as crianças, os doentes, os indígenas, os migrantes, os desabrigados, os provados de liberdade. Virgem Mãe, pedimos ajuda do vosso imaculado coração e imploramos a vossa intercessão, junto ao vosso amado Filho, obtende para nós a saúde e a esperança. Que nosso medo se transforme em alegria, que em meio a esta tormenta, vosso Filho Jesus seja nossa força e nossa serenidade. Que nosso Senhor levante sua mão poderosa e sesse o avanço desta pandemia”, disse o Arcebispo em um trecho.”, disse o Arcebispo em um trecho da oração.

CLIQUE E ASSISTA À ÍNTEGRA DA ATO DE CONSAGRAÇÃO

LEIA TAMBÉM

Mãe do verdadeiro Deus, Padroeira da América Latina

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.