NACIONAL

55ª Assembleia Geral da CNBB

Coletiva de imprensa: Viver o amor em família

Por Nayá Fernandes/Larissa Freitas
04 de mai de 2017

Coletiva de Imprensa do oitavo dia da 55º Assembleia Geral dos Bispos da CNBB aborda exortação pós sinodal 'Amoris Laetitia' e Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé


Logo no início da coletiva de imprensa da Assembleia Geral da CNBB, que aconteceu na quarta-feira, 3, Dom Darci Nicioli, arcebispo de Diamantina (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, comentou que durante o periodo da manhã os bispos reunidos trataram sobre a organização interna da Assembleia, como por exemplo a metodologia que vem sendo utilizada.

Ele disse que em diversos momentos eles falaram também sobre a Exortação Pós Sinodal Amoris Laetitia, que foi explicada aos jornalistas por Dom Pedro Carlos Cippolini, bispo de Santo André (SP).

Uma questão basilar

“Em primeiro lugar, gostaria de dizer uma palavra sobre Amoris Laetitia (Alegria do amor), a exortação apostólica do Santo Padre sobre a família, sobre o amor vivido em família. Nossa conferência tem se empenhado em estudar esse documento, nomeou as comissões já existentes de doutrina da fé e da família, para elaborarem um subsídio que facilitasse a divulgação, compreensão do conteúdo dessa Exortação Apostólica e esse subsídio foi elaborado, apresentado aos bispos que fizeram emendas, deram sugestões. Não se trata de um manual, mas é um pequeno roteiro para a prática concreta do que o Papa Francisco recomenda a toda a Igreja em Amoris Laetitia”, disse Dom Cippolini.

O Bispo explicou que os roteiros estão sendo finalizados. “Foram recolhidas as sugestões dos bispos e serão acrescentadas aquelas que as duas comissões julgarem necessárias. Esse documento está fazendo e ainda fará muito bem, o Pontífice recomenda nele que se dê atenção aos casais em dificuldade, acolhendo, discernindo cada caso, acompanhando os casos que aparecem, que contém, às vezes, tanto sofrimento.”

Dom Cippolini falou sobre a importância da família para a Igreja Católica, como uma questão basilar. “Basta pensarmos que, na Igreja primitiva no primeiro século, as comunidades cristãs se reuniam nas famílias, era nas famílias que se rezava a missa, nas casas de famílias. A própria Igreja é uma grande família, família reunida pela Palavra de Deus e pela Eucaristia.”

Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé

O Bispo de Santo André (SP) falou ainda sobre a Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé. Ele disse que, mesmo que possa parecer um pouco incompreensível, a comissão trata, especificamente, daquilo que é para Igreja o motivo da vivência da evangelização. “A fé – disse ele – é um elemento principal, pelo Batismo recebemos a fé. Toda nossa atividade tem como base e ponto de partida a fé, por isso, a Comissão Episcopal Pastoral Doutrina da Fé, ajuda a CNBB a refletir temas relacionados à fé, para esclarecer, ajudar o aprofundamento e ilustrar alguns pontos que precisam ser melhor desenvolvidos na evangelização. Os bispos sugerem, a comissão, que é composta por 5 bispos e 19 peritos estuda e elabora e redige os subsídios.

(Com informações do site A12.com)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.