NACIONAL

Arcebispo Primaz

Cardeal Sergio da Rocha é nomeado Arcebispo de Salvador

Por Fernando Geronazzo
11 de março de 2020

Até o momento Arcebispo de Brasília (DF), Dom Sergio sucederá Dom Murilo Krieger, que se tornará emérito por limite de idade

O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 11, o pedido de renúncia apresentado por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger ao governo pastoral da Arquidiocese São Salvador da Bahia. No mesmo ato, o Santo Padre nomeou como 28º Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, o Cardeal Sergio da Rocha, atualmente Arcebispo de Brasília (DF).

Dom Murilo havia apresentado seu pedido de renúncia em outubro de 2018, ao completar 75 anos de idade, em conformidade com o Código de Direito Canônico.

NOVO PRIMAZ

Dom Sergio da Rocha nasceu em Dobrada (SP), em 17 de outubro de 1959. Foi ordenado na Diocese de São Carlos, em 14 de dezembro de 1984. É mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo, e obteve o doutorado na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, em 1997.

Em 13 de junho de 2001, foi nomeado Bispo Auxiliar de Fortaleza (CE) por São João Paulo II. Em 31 de janeiro de 2007, o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo Coadjutor de Teresina (PI) e em 3 de setembro de 2008, assumiu o ofício de Arcebispo Metropolitano na mesma Arquidiocese.

Em 15 de junho de 2011 foi nomeado pelo Papa Bento XVI, Arcebispo Metropolitano de Brasília. Seu lema episcopal é: “Omnia in Caritate” (“Tudo na caridade” - 1Cor 16,14). Foi criado Cardeal pelo Papa Francisco em 19 de novembro de 2016, recebendo o título da basílica de Santa Cruz na Via Flaminia, em Roma.

CARGOS

De 2015 a 2019, foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Antes desse cargo, Dom Sergio atuou como membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB (2007-2011), como presidente da Comissão Episcopal para Doutrina da Fé, de (2011-2015). O Arcebispo também foi presidente do departamento de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) de 2007 a 2011, representou a CNBB na XIII Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização de 2012 e na XIV Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Família.

EM 2018, o Cardeal da Rocha foi relator geral da XV Assembléia do Sínodo dos Bispos, sobre os jovens a fé e o discernimento vocacional. Atualmente, é membro do Conselho da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) e da Congregação para o Clero.

AMAR E SERVIR

Em mensagem enviada para a Arquidiocese de Salvador, o novo Primaz manifestou sua gratidão a Deus ao confiar essa nova missão. “Manifesto especial agradecimento ao Papa Francisco pela nomeação para uma missão tão exigente numa Igreja com história e cultura tão belas e um povo tão acolhedor”.

“Desde o primeiro momento da nomeação recebida, tenho voltado o olhar e o coração para Salvador como minha nova família. Com amor de pai, irmão e amigo, assumo esta nova missão com esperança e alegria, sabendo que vou encontrar irmãos e amigos, com os quais quero conviver fraternalmente e trabalhar juntos pelo Reino de Deus. Já me sinto parte dessa família acolhedora. Pela graça de Deus e contando com a ajuda de todos, tenho a esperança de crescer na vivência do lema que tem iluminado meu ministério episcopal ‘tudo na caridade’, com especial atenção aos que mais sofrem, animado pelo exemplo de Santa Dulce dos Pobres, a quem muito admiro e venero”, destacou o Cardeal da Rocha.

O Arcebispo eleito afirmou, ainda, que espera poder servir sempre, de coração, a Igreja de Salvador, valorizando o caminho que tem sido percorrido e apoiando as iniciativas pastorais em andamento. “A missão evangelizadora exige a participação de todos e a comunhão entre todos”, completou.

ARQUIDIOCESE DE SALVADOR

Criada em 25 de fevereiro de 1551, por meio da bula Super specula militantis ecclesiae, do Papa Júlio III, Diocese de São Salvador da Bahia de Todos os Santos foi a primeira circunscrição eclesiástica do Brasil e uma das mais antigas da América Latina. Seu primeiro Bispo foi Dom Pedro Fernandes Sardinha (1551-1556).

De seu território, foram desmembradas a Prelazia Territorial de São Sebastião do Rio de Janeiro (1575), hoje Arquidiocese, e a Prelazia Territorial do Pernambuco (1614), atual Arquidiocese de Olinda e Recife (PE).

Em 22 de novembro de 1676, foi elevada à dignidade de Arquidiocese Metropolitana pela bula Inter Pastoralis Officii Curas, do Papa Inocêncio XI, tornando-se Sede Primacial do Brasil, título honorífico conferido às circunscrições mais antigas de um país ou região. O primeiro Arcebispo Primaz do Brasil foi Dom Gaspar Barata de Mendonça (1676-1681).

Até 1892, Salvador foi a maior Arquidiocese do mundo. Atualmente, seu território é formado por cinco municípios: Itaparica, Lauro de Freitas, Salinas da Margarida, Salvador e Vera Cruz.

Sua catedral é a Basílica Primacial de São Salvador da Bahia (foto), inaugurada em 1672 e restaurada em 2018.

(Com informações de CNBB e Arquidiocese de Salvador)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.