SÃO PAULO

PELO BRASIL

Bispos das Grandes Metrópoles dialogam sobre a evangelização no mundo urbano

Por JENNIFFER SILVA
26 de junho de 2019

Encontro realizado na Arquidiocese de Florianópolis reúne 16 bispos de dioceses de oito estados

Na segunda-feira, 17, a Arquidiocese de Florianópolis (SC) recebeu o Encontro de Bispos das Grandes Metrópoles, com o tema “A evangelização no mundo urbano”. Os palestrantes foram o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Elson Pereira, e o Reitor do Seminário Convívio Emaús, Padre Vânio da Silva.

Participaram 16 bispos, de oito estados, dentre eles, o Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado; o Arcebispo de Salvador (BA) e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger; e o Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck.

A Arquidiocese de São Paulo foi representada pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, que presidiu a missa de abertura, e por Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar na Região Episcopal Sé.

O professor Elson afirmou que oespaço urbano é um produto da sociedade. “Ele é um reflexo condicionante social, um conjunto de símbolos e campo de lutas, fruto da expressão espacial dos processos sociais materializados a partir das formas espaciais”.

Padre Vânio falou sobre como atender às necessidades espirituais das pessoas que trabalham e transitam no centro e indicou sete características que devem estar presentes na Pastoral Urbana: “Uma presença mais plural, acolhedora, querigmática, comunitária, personalizada, solidária e cuidadora dos evangelizadores”, continuou.

“É preciso compreender a mentalidade urbana. O que pensa? O que sente? O que sofre? Sobretudo na questão habitacional e na segregação de direitos, onde há muitos para uns e quase nada para outros”, apontou Dom Joel.

O Cardeal Scherer ressaltou que outro desafio concreto no mundo urbano é estar junto aos jovens e às crianças nas escolas e nas universidades: “Há muitas formas que nós precisamos repensar na nossa maneira de estar na cidade e de nos relacionar com o povo”.

Ao fim, foi anunciado que o próximo encontro dos bispos das grandes cidades será em Brasília (DF), em 2020, em data ainda a ser definida.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Florianópolis

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.