NACIONAL

É MENTIRA!

Informação que morte por atropelamento foi registrada como COVID-19 é falsa

Por Redação
12 de mai de 2020

Diariamente, O SÃO PAULO publica notícia que alerta sobre fake news relacionadas à atual pandemia

Reprodução

De acordo com uma publicação divulgada nas redes sociais, a morte de um homem de 39 anos, vítima de um atropelamento em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, em 1º de março, teria sido registrada como parada cardiorrespiratória devido uma infecção por COVID-19.

POR QUE?

Contudo, segundo a página de combate às fake News do Governo Estadual, o acidente ocorreu na data mencionada da publicação, porém, o nome da vítima é diferente do que consta no atestado de óbito usado para ilustrar as mensagens falsas.

Além disso, o órgão enfatiza que os registros de óbitos seguem critérios rígidos de protocolos técnicos e que, em caso de suspeita de falecimento pelo novo coronavírus, a informação do quadro sindrômico e a sinalização de espera pelo resultado laboratorial de COVID-19 são mencionados no documento.

COMBATE ÀS NOTÍCIAS FALSAS

Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que o canal não será um SAC ou serviço para esclarecer dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640.

Além disso, o Governo do Estado de São Paulo disponibiliza um canal exclusivo no Telegram de combate notícias falsas sobre coronavírus.

(Com informações de Governo de São Paulo)

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.