Liturgia e Vida

A Imaculada Conceição

SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA - 8 DE DEZEMBRO DE 2019

A Virgem Santíssima é a criatura mais perfeita saída das mãos de Deus. A obra-prima do Senhor não é a terra, a natureza… é Nossa Senhora. Ele criou a sua própria Mãe mais bela, santa e perfeita do que tudo o que existe. São Boaventura afirma que Deus poderia fazer um mundo melhor do que o que Ele criou, mas não poderia fazer uma mãe mais perfeita do que Maria.
Já no momento em que foi concebida por São Joaquim e Sant’Ana, Ela recebeu a plenitude das graças de Deus. Foi salva por Jesus Cristo de um modo ainda mais admirável do que os demais. Enquanto nós somos remidos no Batismo e, ao longo de toda a vida, lavamo-nos continua-
mente dos pecados na Confissão, a Virgem foi salva por antecipação! Não foi nem sequer tocada pelo pecado original. 
É isso o que celebramos na Solenidade da Imaculada Conceição! Com um Coração Imaculado, a Mãe de Jesus amou a Deus e aos homens do modo mais perfeito possível. Ela é intacta, toda pura, sem mancha. Incapaz do mínimo pensamento ou ação maus, é mais capaz do bem do que todos os santos e santas juntos. Já neste mundo, Ela foi o que Deus nos chama a ser no Céu! Por isso, quando o Arcanjo Gabriel compareceu à sua presença, de um modo jamais visto nas Escrituras, lhe saudou: “Cheia de graça” (Lc 1,28)!  
A criação de Maria Imaculada foi o início de uma nova história para a humanidade. A cadeia do pecado de Eva foi quebrada! O homem havia se desgraçado e destruído a felicidade eterna por meio de Adão, de Eva, do diabo e da árvore do conhecimento do bem e do mal (cf. Gn 3). Mas Deus quis restabelecer a santidade por meio do Novo Adão (Cristo), da Nova Eva (Maria), do Arcanjo Gabriel e do lenho da Cruz. Se Eva é “mãe de todos os viventes” (Gn 3,20) da terra, a Virgem é Mãe de todos os que viverão no Céu. 
A Imaculada foi como um Paraí-so preservado e novo, por meio do qual o Filho de Deus entrou em um mundo que se havia tornado árido e sem salvação. No seu corpo puro, a Santíssima Trindade realizou o mistério da Encarnação do Filho de Deus, a quem não convinha nascer de uma carne afetada pelo pecado. Ela o gestou, amamentou, protegeu e educou. Ninguém, além do Pai, do Filho e do Espírito Santo, teve função mais sublime na história da salvação. 
Jesus é o único Salvador do gênero humano. Por meio da união hipostática, Ele une em si mesmo a humanidade e a divindade. Somente no seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade – na única Pessoa do Filho – é possível unir-se a Deus. Foi por meio da Virgem, porém, que o Verbo de Deus recebeu a humanidade que Ele até então não havia assumido e que é o instrumento de nossa salvação. Embora somente Cristo salve, a Virgem é o Santuário no qual a divindade se uniu à humanidade; é a porta pela qual o Salvador entrou no mundo; é o “aqueduto” pelo qual Deus derramou a sua Salvação, como um rio caudaloso, em meio aos homens.
Nossa vocação é ser santos! Para ajudar-nos nesse caminho, ninguém melhor do que Ela, “sem ruga e sem mancha, resplandecente de beleza” (prefácio da missa da Imaculada Conceição).

LEIA TAMBÉM: ‘Deixemo-nos guiar pela luz do Senhor’ (Is 2,5)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.