Sínodo Arquidiocesano

Os trabalhos preparatórios da assembleia do primeiro sínodo arquidiocesano

Os relatórios das assembleias paroquiais (2018) e das regiões episcopais e vicariatos ambientais para o sínodo arquidiocesano (2019), bem como os relatórios dos grupos sinodais paroquiais e os de cada uma das quatro sessões de trabalho das assembleias regionais e vicariatos, já foram entregues para a Secretaria Geral do sínodo, no dia 18 de novembro.
Todo este rico material, recolhido como fruto do caminho sinodal arquidiocesano, desde 2017 até o momento, foi entregue pelo Padre Tarcisio Mesquita, Secretário-geral do sínodo, à equipe de serviços especiais em função da assembleia sinodal arquidiocesana, no terceiro ano do sínodo (2020), nomeada pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, em 7 de outubro de 2019.
A equipe de serviços especiais é constituída pelo Relator-geral da assembleia sinodal, Dom Devair Araújo da Fonseca; pelo Secretário-adjunto, Padre Oswaldo Bisewski; pela Comissão de Redação, da qual fazem parte: Padre José Arnaldo Juliano dos Santos e Padre Michelino Roberto; e por uma equipe de peritos constituída por teólogos, professores e pastoralistas: Padre Boris Agustín Nef Ulloa, Cônego Antonio Manzatto, Padre Pedro Luiz Amorim, Padre Ricardo Cardoso Anacleto, Padre Donizete Xavier, Irmã Helena Corazza e Cônego Sérgio Conrado.
No momento, a equipe de peritos mencionada acima está lendo, refletindo, analisando e sistematizando os relatórios que contêm todo o caminho sinodal arquidiocesano até novembro de 2019, juntamente com as propostas indicativas de todas as assembleias realizadas em vista do propósito do sínodo: caminho de comunhão, conversão e renovação missionária e, sobretudo, também os resultados da pesquisa de campo e do levantamento paroquial realizados em 2018. O objetivo desta etapa é de sistematizar tudo o que foi refletido, concluído e proposto ao longo destes dois anos de preparação para a assembleia sinodal arquidiocesana de 2020.  O detalhe é que “nada se deve perder de vista”, para que tudo seja entregue à assembleia na sua primeira sessão de trabalho, em 14 de março de 2020.
A equipe de peritos entregará seus trabalhos à Comissão de Redação até meados de dezembro, e esta, em janeiro e fevereiro de 2020, trabalhará na elaboração de um texto único, para que seja apresentado pelo Relator-geral na primeira sessão de trabalho da assembleia arquidiocesana. 
Este texto será a “espinha dorsal” de todo o trabalho da assembleia arquidiocesana nas suas sete sessões.
Como podemos notar, o trabalho da equipe de serviços especiais em função da assembleia sinodal arquidiocesana, nesta etapa, é de grande importância e responsabilidade eclesial. É o momento de sistematizar todas as indicações que se tornam possibilidades para a missão da Igreja na cidade.
Assim, aqui, procurei expor sobre a primeira etapa de preparação para a assembleia do primeiro sínodo da Arquidiocese de São Paulo. Incluo também que a Secretaria-geral do sínodo, no momento, trabalha na convocação dos membros da assembleia sinodal e na sua preparação geral.
O Tempo do Advento nos convida a seguir o caminho de Belém para nos encontrar com Cristo na manjedoura e, revigorados por Ele, façamos o caminho de comunhão, conversão e renovação missionária.

LEIA TAMBÉMMissão, caminho de santidade!

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.