Você Pergunta

Qual é a diferença entre alma e espírito?

A Maria Cláudia mora em Osasco (SP) e quer saber se há diferença entre alma e espírito. Deus sabe quantas vezes eu já respondi a essa pergunta. E eu não vejo outra forma de explicá-la com mais simplicidade do que da seguinte maneira: Quando morre alguém que a gente ama, um parente, um amigo, vamos ao velório. O que nós vemos ali? Um corpo sem alma, sem vida.

Quando a gente encontra uma pessoa alegre, feliz, cheia de entusiasmo, a gente costuma dizer que aquela pessoa é muito animada. Isto faz parte da nossa experiência humana, não é mesmo?

Agora, quando abrimos a Bíblia e lemos a narração da criação do homem, nós vemos lá que Ele fez um boneco de barro e depois soprou nele. E aquele boneco de barro passou a ter vida.

A alma é esse princípio vital que dá vida ao nosso corpo. Unida ao nosso corpo, ela nos faz pessoas com inteligência, com capacidade de amar, com sentimentos. Alma, em Latim, se diz anima.

Mas Deus colocou nesta alma uma abertura grande para Ele. O sopro de Deus lá na criação não apenas fez do homem um ser vivo, fez do homem um ser espiritual, aberto para o seu criador.

São Paulo distingue no homem a carne, a alma e o espírito, mas ele não chega a fazer uma distinção muito rígida entre alma e espírito. Por isso, a explicação que eu dei acima fica mais fácil para a gente entender. Alma e espírito se equivalem. Mas, quando falarmos em espírito, vamos lembrar daquele “sopro” de Deus que não só animou o boneco de barro que foi Adão, mas que colocou nele uma semente de eternidade e uma abertura para o seu criador.

É por causa dessa dimensão espiritual, dessa abertura para Deus, seu criador, que nós sabemos que a alma subsiste sem o corpo depois da morte, que nós rezamos pelas almas dos nossos entes queridos, pelas almas do purgatório, que nós falamos da vida da alma, que é a alma em estado de graça, vida que pode ser destruída pelo pecado. E é essa alma, espírito aberto para Deus, que voltará a animar o nosso corpo mortal na ressurreição.

Fique com Deus, Maria Cláudia! E que Ele abençoe você e sua família.

 

LEIA TAMBÉM: Se a diáspora já aconteceu há muitos anos, por que nós temos de rezar por ela?

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.