Espiritualidade

Com o rosto sombrio...

Na semana seguinte à celebração da Páscoa, a liturgia da Igreja refaz a leitura dos relatos das aparições do Ressuscitado aos discípulos. Os textos dos evangelhos mostram como os discípulos ficaram surpresos e assustados diante de um fato inesperado. O Senhor ressuscitou e apareceu aos seus, mas, a princípio, não foi reconhecido e chegou a ser confundido com um jardineiro. Em tudo isso, é preciso considerar a condição psicológica e o sofrimento humano de cada um, além do medo e do risco de vida que corriam. Os discípulos não estavam apenas tristes pela morte de Jesus, estavam também sem esperança, desalentados, e, por isso, dois deles começaram a voltar para sua casa, com o rosto sombrio. Foi nesse contexto que o Ressuscitado apareceu, como um forasteiro anônimo.

O encontro com o Ressuscitado se desenvolve em três momentos principais, que são essenciais para a fé em todos os tempos. O primeiro momento aconteceu pelo caminho e se deu na forma de um diálogo entre dois discípulos e o peregrino. Os discípulos ficaram surpresos com o forasteiro, que não sabia nada dos acontecimentos recentes sobre a morte de Jesus. Mas Jesus também fica surpreso com a insensatez dos discípulos e com a incapacidade deles em reconhecer a ação de Deus na História. Por isso, começando pelos profetas, o Senhor foi explicando as Escrituras e como todos os acontecimentos estavam plenamente de acordo com a vontade do Pai. Pelos caminhos da vida, Deus dialoga com a humanidade.

O segundo momento é marcado por um convite. Quando chegaram ao fim do caminho, os discípulos convidaram o forasteiro para entrar em casa. Colocaram-se à mesa, porque era hora da refeição, mas o gesto do forasteiro também é desconcertante. Jesus tomou o pão e o abençoou, partiu-o e o distribuiu. O convidado se tornou aquele que serve. O pão partido também foi o momento em que o convidado sumiu da vista deles, mas a sua presença permaneceu, e o coração dos discípulos ficou abrasado. O Pão Partido abriu a compreensão das Escrituras, trazendo nova esperança e alento. Em torno da mesa, o Senhor se revela no Pão Partido.

Iluminados pela Palavra e alimentados pelo Pão Partido, os discípulos saíram às pressas de volta a Jerusalém, onde encontraram os outros reunidos. A Comunidade reunida é o terceiro momento do encontro com o Ressuscitado. Na Comunidade, constitui-se e aprofunda-se a experiência da fé cristã, e nela toma forma o Corpo de Cristo, que é a Igreja. Em cada tempo e lugar, a Palavra continua a ser proclamada e o Pão partido e repartido, para a vida dos discípulos, na Igreja. Assim, o Ressuscitado permanece com os seus, pela Comunidade, pela Palavra e pelo Pão Eucarístico, e continua abrasando os corações dos discípulos, ontem, hoje e sempre, até o fim dos tempos.

 

LEIA TAMBÉM: ‘Por Suas feridas nós fomos curados’ (1Pd 2,24)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.