Você Pergunta

Qual a relação das cinzas com a penitência exigida na Quaresma?

Essa pergunta me faz lembrar um episódio bíblico do Antigo Testamento, muito interessante. É a história do Profeta Jonas, que foi enviado à uma cidade pecadora chamada Nínive. Ele deveria percorrer a cidade alertando que se ela não fizesse penitência, seria destruída. Jonas não quis saber dessa missão que Deus lhe deu. Provavelmente, o medo falou mais alto. Ele, então, tomou um barco para fugir de Deus e de sua missão profética. Um naufrágio afundou o barco e Jonas foi engolido por uma baleia. Foi vomitado depois na praia. Entendeu que tinha falhado com Deus e foi a Nínive, deu uma chamada naquela cidade e o povo entendeu a profecia. Todo o povo, inclusive as autoridades da cidade, cobriram-se de cinzas. Esse gesto de humildade libertou a cidade do castigo de Deus.

Colocar cinzas ou terra na cabeça é um ato muito grande de humildade muito grande. O pouquinho de cinza que recebemos na cabeça, na Quarta-feira de Cinzas, lembra-nos que queremos dar um rumo novo à nossa vida, como fizeram os ninivitas. Eu sei, foi um pouquinho de cinzas que recebemos, mas nem por isso o gesto ficou vazio de significado. Com a penitência, vamos buscar a Deus, vamos orar, vamos multiplicar gestos de fraternidade, vamos dominar nossa vontade. Vamos nos privar de alguma coisa para nos desapegarmos daquilo que nos impede de voar livres como filhos de Deus.

A oração, a penitência e o amor fraterno vão nos ajudar a viver este tempo favorável e nos fortalecer para a caminhada até a Páscoa, quando vamos fazer uma linda experiência de Jesus em nossa vida.

 

LEIA TAMBÉM: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano!’(Lc 13,8)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.