Saúde

E como estão os seus rins?

Em 14 de março, é celebrado o Dia Mundial do Rim, que este ano tem como tema “Saúde dos rins para todos”.

A iniciativa é da Sociedade Internacional de Nefrologia e objetiva reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo. No Brasil, a atividade é coordenada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, que alerta sobre os fatores de risco para a Doença Renal Crônica (DRC) em todas as regiões do País.

A doença renal crônica se caracteriza pela lesão renal que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências, uma vez que os rins têm muitas funções, como regular a pressão, filtrar o sangue, eliminar toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas.

Em seus estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas ou ainda estes são poucos e inespecíficos. Por causa disso, pode haver demora no diagnóstico, que só acontece quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido. Nesse caso, para a manutenção da vida do indivíduo, é necessário tratamento por meio da diálise ou transplante renal.

A doença tem tratamento, mas é fundamental que seja diagnosticada quanto antes, o que é possível com a realização de exames de baixo custo, como exames de urina e de dosagem de creatinina no sangue. Saiba mais detalhes.

Fonte: Sociedade Brasileira de Nefrologia
 

LEIA TAMBÉM: Pais, menos contemplação, mais ação

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.