Opinião

Tempo de alegria e esperança

“Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso” (Mt 11,28). No mais profundo desalento em que vivemos e em que se encontram tantas pessoas, devemos nos reportar ao Senhor, para encontrarmos novamente o encantamento para bem viver. O Apóstolo Paulo não vacilou em afirmar que preferia o Deus da Vida e da Misericórdia às seduções que levavam à morte: “Sei em quem confiei” (2 Tm 1,12). Vamos eleger, cotidianamente, a Santíssima Trindade, para assegurar a cada um de nós um tempo melhor de bênçãos e graças. Lembremo-nos sempre que Deus nos criou e conhece a todos nós no mais profundo de nossas vidas. “Eis meu eleito ao qual quero bem” (Is 42,1). O Altíssimo nos escolheu e nós O acolhemos. Essa, sem dúvida, é a melhor eleição que fazemos para nossas vidas. 

Vivemos tempos difíceis e com poucas perspectivas. Nossa sociedade vive carregada de situações tristes e desconfortantes. Os noticiáriostelevisivos e jornalísticos são pessimistas. A crise econômica assola muitíssimos de nossa gente. Diante das agruras, muitas vezes, buscamos medidas não assertivas para elevar nosso ânimo e não encontramos as melhores soluções para dinamizar nossas relações. 

Busquemos, com sincera e profunda convicção, harmonizar as inúmeras circunstâncias de desalento e desesperança em que muitas vezes nos encontramos em favor de um revigorante encantamento e esperança. Sendo assim, onde depositar nossa esperança?  Onde encontrar a autêntica alegria?  Onde buscar alento para refundar nossa dinâmica de bem viver conosco mesmo e com os outros, seja os da nossa casa, seja os quantos que encontramos pelo caminho?

Confiemos, portanto, no Senhor e vamos servi-Lo prazerosamente. Vamos celebrar todos os dias das nossas vidas com intenso júbilo. Vamos, hoje, viver um tempo de alegria e esperança. O Altíssimo nos oferece uma nova oportunidade e um momento especial de introspecção, para refletirmos, entendermos e assumirmos o essencial para o convívio humano. Quais os verdadeiros e autênticos sinais do bom relacionamento? Quais os valores que eu quero para a minha vida? Onde seguramente devo encontrá-los? 

Vivamos o profundo e majestoso Mistério da Encarnação do Verbo de Deus. “E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós” (Jo 1,14). Esse, de fato, é o sentido pleno do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nasceu para nos salvar. N’Ele, devemos buscar e encontrar os valores eternos. Seja, sim, também, na tristeza ou no desalento o verdadeiro encontro com o Menino Deus para a nossa mais profunda alegria e a nossa constante e renovada esperança.
 

Padre José Ulisses Leva é professor de História Eclesiástica da PUC SP
 

LEIA TAMBÉM: Natal: encontro fecundo entre Deus e o homem

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.