Comportamento

Lições do Natal: o presépio para as crianças

Que grande oportunidade temos pela frente: o Advento! Momento de espera, de preparação, de expectativa para a chegada de Jesus. Momento educativo e riquíssimo se soubermos vivê-lo com intensidade em família. Infelizmente, muitas vezes, movimentamo-nos e vivemos este tempo sem aproveitá-lo como poderíamos. Acabamos por viver um Natal consumista, focado nos presentes, no Papai Noel, na ceia e na correria para que tudo se faça a tempo e a gosto, não criamos condições de viver o verdadeiro sentido dessa linda e profunda lição de amor, de desprendimento e de doação. 

Proponho-me a lançar um desafio às famílias: que tal montarmos com as crianças um presépio e vivermos essa preparação com a intensidade que a imaginação infantil é capaz e o propósito de tirarmos desse tempo e desse acontecimento o máximo de ensinamentos que pudermos? Como pais, queremos formar nossos filhos com valores sólidos, pessoas de bem, que saibam fazer boas escolhas para sua vida. Olhar para o Natal, vendo nele o nascimento de Deus feito homem. Olhar para o presépio e imaginar o que pensava e sentia cada personagem pode ser algo transformador e extremamente formativo. 

Que tal dedicarmos uns minutinhos do dia, talvez depois do jantar, para viver essa história em etapas e permitir às crianças imaginar como aconteceu cada uma delas – as dificuldades, as alegrias, as conquistas, os sacrifícios.  Olhando para Maria, grávida, e imaginando como era sua casa, como era sua vida, que tipo de “quarto” ela poderia preparar para Jesus? Que brinquedos Ele teria quando nascesse? Será que precisamos de todos os brinquedos e “apetrechos” que temos em nossos quartos e em nossas vidas? Quantas necessidades criamos! Do que cada um de nós poderia dispor, ao menos por uma semana, ou para sempre, quem sabe?

Desenhar o que imaginam, contar o que pensam a respeito, ouvir o que os pais percebem e já aprenderam com a experiência da vida, fazer pequenos propósitos a cada etapa da história, a cada personagem olhado com mais atenção! 

Quantas virtudes poderemos tocar nessa preparação para o Natal! Quantos pequenos propósitos podem ser feitos para exercitar em família a generosidade, o desprendimento, a alegria de servir a alguém, de prestar pequenos serviços dentro de casa. Podemos aprender com José a ser agradecidos a Deus em vez de reclamar de tudo. Podemos aprender com os pastores que o valor das pessoas está no que são e não no que têm – Jesus se apresentou primeiro a eles apesar de serem pessoas pobres e socialmente sem muita importância, porém aos olhos de Deus são preciosos (assim como cada um de nós). Serão inúmeras e surpreendentes as lições que cada um poderá tirar desses breves momentos de conversa, contemplação e imaginação no processo de construção do presépio em família.

Tenho certeza de que as famílias que aceitarem esse desafio de preparar e viver o presépio, etapa a etapa, até o nascimento de Jesus, terão uma experiencia riquíssima de crescimento no amor, nas virtudes e na fé. Viverão um Natal diferente, cheio de sentido – do verdadeiro sentido. Além disso, estarão deixando marcas profundas nos corações de seus filhos. Daquelas que nem o tempo, nem as companhias inadequadas e tampouco as situações adversas apagarão. Trata-se de plantar no coração deles a semente dos valores que realmente sustentam a vida e que, estando lá, um dia brotarão e florescerão. Vale a pena!

Simone Ribeiro Cabral Fuzaro é fonoaudióloga e educadora. Mantém o blog educandonacao.com.br
 

LEIA TAMBÉM: Vem chegando o verão. Não se esqueça do Aedes aegypti

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.