Sínodo Arquidiocesano

Ver, escutar, analisar, discernir e propor...

Tudo parece ser muito antigo para nós, mas por meio dos “verbos” ver, escutar, analisar, discernir e propor, o Espírito Santo interpela, constantemente, a Igreja de Cristo, para que ela, em oração e vigilância, sempre se renove em ardor missionário e anuncie a todos, com seu testemunho, o Evangelho de Jesus. 

O momento é propício e é urgente, pois a realidade humana vive uma contínua e acelerada mudança de paradigmas sociais, mentais, econômicos, culturais, morais e religiosos, fato que deve ser motivo para a Igreja buscar o ânimo do Espírito Santo, superar suas dificuldades internas e os desafios externos e lançar-se em missão para ser “sal da terra”, “luz no mundo” e “fermento na massa” em favor do Reino de Deus. 

É este “ânimo”, esta “superação” e este “ardor missionário” que são os objetivos fundamentais do caminho sinodal que a Arquidiocese de São Paulo está percorrendo desde o ano passado.

Agora é o momento das Assembleias Paroquiais do sínodo. É o momento de colocar-se à escuta daquilo que o Espírito Santo diz à Igreja em São Paulo e à paróquia em particular. 

Este momento do “Ver” e “Escutar” a realidade religiosa, pastoral e evangelizadora da Paróquia exige de cada membro da comunidade a atitude de “despojamento” de suas ideias pessoais, de seus esquemas tradicionais, dos seus “jeitos de ser Igreja”, para que, na docilidade ao Evangelho de Jesus, a Paróquia seja uma “célula vital” de comunhão, de participação plena de cada fiel e de ação missionária incisiva na Igreja em São Paulo. 

A Assembleia Paroquial para o sínodo arquidiocesano, desdobrada em três sessões, deve ter em vista a renovação pastoral e missionária da paróquia e da Arquidiocese de São Paulo. Por isso que temos à frente a pesquisa de campo, o levantamento de dados dos serviços da paróquia e as conclusões dos sete encontros paroquiais para o sínodo. 

Mais uma vez, sublinhamos que a exigência eclesial é a de renovar sua ação pastoral em vista de uma “Igreja em saída”, toda ela missionária, assim como nos exorta o Papa Francisco na Evangelii Gaudium

Assim, a pergunta fundamental que deve orientar este momento da Assembleia Paroquial do sínodo é: a nossa comunidade paroquial está sendo missionária no lugar em que se encontra? O que precisamos mudar, para que a nossa paróquia seja sempre mais missionária? 

Que o Espírito Santo ilumine nossas assembleias paroquiais! 

 

Padre José Arnaldo Juliano dos Santos é Teólogo-Perito do sínodo arquidiocesano
 

LEIA TAMBÉM: Assembleias paroquiais do sínodo

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.