Sínodo Arquidiocesano

A imagem da comunidade cristã em três pinceladas

O caminho sinodal arquidiocesano segue à frente, agora, animando as comunidades paroquiais a realizarem bem as suas assembleias, para que, a partir da realidade religiosa, pastoral e evangelizadora constatada pela pesquisa de campo, pelo levantamento dos serviços da paróquia e pelas conclusões dos sete encontros dos grupos paroquiais do sínodo, possam crescer em comunhão, conversão e renovação pastoral missionária. 

Assim, neste momento importante do caminho sinodal nas paróquias, buscamos “luzes” nos ensinamentos do Papa Francisco que, tendo como referência o trecho dos Atos dos Apóstolos (4, 32), descreve a “imagem da comunidade cristã” em três pinceladas: 1. Harmonia – “ A multidão de quantos se tornaram crentes tinha um só coração e uma só alma”, 2. Testemunho – “dava testemunho do Senhor com grande força” e 3. Cura dos necessitados – “nenhum deles era necessitado” (Papa Francisco. Meditação Matutina na capela Santa Marta, 29/04/2014). 

Essas são as três peculiaridades que devem constituir o modo de viver de uma comunidade cristã, daqueles que creem em Jesus. 

A primeira atitude missionária da comunidade é a de criar um clima no qual reine “a paz e a harmonia” – “tinham um só coração e uma só alma” – uma comunidade em paz significa que nela não há lugar para tagarelices, invejas, calúnias, difamações, competições, porque ela é chamada a viver o perdão e o amor fraterno. Para qualificar uma comunidade cristã nesse sentido, devemos perguntar-nos: como é a atitude dos cristãos? Na comunidade há contendas pelo poder, litígios por inveja? – lembremos que a paz numa comunidade é uma peculiaridade muito importante.

A segunda peculiaridade da comunidade cristã, apontada pelo Papa Francisco, é a de crer e dar testemunho da ressurreição de Jesus Cristo. É preciso dar testemunho de que Jesus está vivo entre nós, pois só assim se pode verificar o estado de uma comunidade. Desta forma é pertinente a pergunta: a comunidade paroquial acredita deveras que Cristo ressuscitou? No caso em que a resposta não seja explícita e decidida, talvez o coração esteja distante desta certeza que é substancial para a vida e a missão da comunidade. 

A terceira atitude peculiar e missionária da comunidade é a do seu cuidado para com os pobres. Nesse sentido, o exame de consciência da comunidade se subdivide em dois aspectos: qual é a atitude da comunidade com os pobres?; e depois, a comunidade é pobre evangelicamente? Pobre de coração, em humildade e serviço? Ou põe a sua confiança nas riquezas, no poder, na prepotência, sem deixar-se guiar pelo Espírito Santo?

Portanto, antes que façamos grandes planejamentos de renovação da comunidade paroquial, que tenhamos essas “três pinceladas” que formam a peculiaridade da imagem da comunidade cristã, comunidade paroquial, da Igreja – Harmonia, Testemunho e Serviço.  

Padre José Arnaldo Juliano dos Santos é Teólogo-Perito do sínodo arquidiocesano 
Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.