Saúde

Você sabe como surgiu a vacina?

No início do século XVIII, a varíola era uma doença que causava a morte de muitos indivíduos e, em razão dela, várias crianças nem chegavam a atingir a fase adulta. Então, o médico inglês Edward Jenner, após inúmeras observações, percebeu que pessoas que conviviam com vacas - inclusive as adoecidas pela varíola e que possuíam ferimentos tais como esses animais - não eram contagiadas. Após diversos estudos, comprovou-se que as pessoas que tinham contato constante com a secreção das vacas que tinham varíola não adoeciam e nem transmitiam a doença. Então, desenvolveu-se a vacina. 

A   palavra vacina vem do termo “varíola da vaca” - “variola vaccinae”, em latim - que, com o tempo, acabou popularizado o termo “inoculação da vacina”. Até então, muitas pessoas morriam infectadas pela varíola e, após iniciar a vacinação, os números caíram drasticamente. 

E por falar nisso, a campanha da vacina contra a Influenza (gripe) foi prorrogada até dia 21 deste mês, porque até agora não foi alcançada a meta de vacinação nos grupos de risco. A partir do dia 22, a campanha será estendida para crianças de 5 a 9 anos e para adultos a partir de 50 anos. Vale ressaltar que vacinar essas pessoas não cobre a baixa taxa de vacinação dos grupos de risco, pois são estes que, quando infectados pelo vírus da gripe, correm o risco de ter complicações, podendo ir a óbito.

Você faz parte do grupo de risco? Então, por que ainda não se vacinou? Mande para mim sua dúvida. Como diz a velha frase: melhor prevenir do que remediar. 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.