Liturgia e Vida

Nascimento de São João Batista

24 DE JUNHO DE 2018

A Liturgia celebra três nascimentos: o de Jesus, o de Maria e, hoje, o de São João Batista. É uma “Solenidade”, com Vigília e com precedência sobre o Domingo. A tradição cristã, do Oriente e do Ocidente, sempre deu muita importância à pessoa de João Batista. Foi dele que Jesus disse: “Dentre os nascidos de mulher, não há um maior do que João” (Lc 7,28). 

Na Missa da Vigília, lemos Jeremias, que fala de si mesmo e diz que Deus o conheceu, o consagrou e o fez profeta antes de ter ele sido formado no ventre materno (Jr 1,4-10). Assim aconteceu com João Batista. Seu nascimento e sua missão profética foram anunciados a seu pai, Zacarias, no Templo de Jerusalém (Lc 1,5-17) e ele pulou no ventre de sua mãe, Santa Isabel, quando Maria, grávida de Jesus, foi visitá-la (Lc 1,39-45). Festejemos, pois, o nascimento do menino e rezemos pelas mulheres que têm dificuldade de engravidar e pelos profissionais, particularmente as parteiras, que pelo Brasil afora ajudam as mães a dar à luz os seus filhos. 

O Evangelho do dia, de São Lucas, relata a circuncisão do menino e que lhe foi dado o nome de João, como o anjo tinha dito a seu pai Zacarias. Conforme o costume dos judeus, ele foi circuncidado oito dias depois do seu nascimento. Havia também o costume de batizar as crianças sem muita demora após o seu nascimento para que se tornassem logo cristãs e templos do Espírito Santo. 

A primeira leitura da missa do dia da festa aplica a João Batista o que se diz da vocação do Servo Sofredor no profeta Isaias (49,1-6). Sua palavra se tornou uma espada afiada, o que lhe causou o martírio e a sensação de “ter gastado suas forças sem fruto”. De fato, Herodes apreciava a palavra de João, mas tinha medo de sua influência sobre o povo. A palavra de João congregava muita gente e se tornava uma ameaça ao poder político de Herodes. A solução fácil foi eliminar João Batista. 

A pregação de Paulo no Atos dos Apóstolos nos lembra a pregação de conversão feita pelo Batista e o anúncio que ele fez daquele que viria depois dele e que era maior do que ele.

O povo perguntava: “O que virá a ser este menino?”; “A mão do Senhor estava com ele” e ele correspondeu à graça que lhe foi dada e se expressa em seu nome que significa “Deus é favorável” ou “Deus dá a graça”. 

Houve muita alegria nas montanhas de Judá no dia do nascimento de João Batista, como houve alegria na visita de Maria a Isabel. Façamos companhia a toda essa boa gente, gente de Deus, que festeja o nascimento de João, e participemos de sua alegria.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.