Cultura

Os últimos fins do homem

“Na casa da Igreja Militante servem a Deus, pai e chefe da família, três tipos de pessoas: os filhos, os assalariados e os escravos. Os filhos servem-no por amor; os assalariados, por interesse; os escravos, por medo. A intenção dos primeiros é agradar a Deus e fazer a sua vontade; a dos segundos é ganhar o prêmio da bem-aventurança; a dos últimos é escapar das penas do inferno. Os filhos são raros, os assalariados, poucos, e os escravos, muitos; e fora dessas três classes, os que são inimigos de Deus são inumeráveis. 

Essas três classes que se salvam, se não houvesse o temor da pena, seriam ainda muito menores. (...) Certo confessor, que exercitou durante muitos anos seu ofício em vários povos e terras com grande zelo da salvação das almas, afirmou que tinha administrado o sacramento da Penitência a mais de 140 mil pessoas, e que de todas elas nenhuma só viera a seus pés ferida de amor de Deus, mas todas por temor da condenação eterna, ou por outros motivos inferiores (...).

Daqui se segue que, se Deus tivesse feito o céu sem fazer o inferno, mas apenas um estado intermediário, onde as almas nem fossem salvas nem condenadas, toda a multidão dos que começam a servir a Deus por medo, como escravos, nenhum caso faria de O servir, e logo deixariam a milícia de Cristo contra o pecado (...).

Como o Senhor conhecia bem essa condição da natureza humana, dispôs com muita sabedoria e fez notório a todos os fiéis, que entre esses dois fins – a salvação e a condenação eternas – não há meio termo.” 

Esta preciosa obra do imortal Padre Manoel Bernardes (1644-1710), da Congregação do Oratório de São Filipe Neri de Lisboa, é um tratado espiritual dividido em dois livros. O primeiro trata da singular providência de Deus na salvação das almas. O segundo trata das condições gerais da perdição das almas; das estradas comuns do reino da morte. Nas palavras do Frei Manoel da Esperança, do Carmo de Lisboa, é um livro “todo formado de verdades sólidas dirigidas à maior glória, conhecimento e amor de Deus, louvor e imitação dos santos, e proveito espiritual de todos os que o lerem”

FICHA TÉCNICA:

Autor: Padre Manoel Bernardes
Páginas: 496
Editora: Molokai
 
 
 
Imagem: Divulgação
Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.