Liturgia e Vida

A ascensão de Jesus é nossa vitória

ASCENSÃO DO SENHOR – 13 DE MAIO DE 2018

Hoje iniciamos a sétima semana da Páscoa, começando com a Ascensão do Senhor e terminando com a vinda do Espírito Santo em Pentecostes. Chegou o momento da partida. O evangelista São Marcos diz rapidamente que, “depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus”. São Lucas, nos Atos dos Apóstolos, descrevendo um pouco mais, diz que “Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não mais podiam vê-lo. Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram, então, dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: “Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”. Na carta aos Efésios, Paulo se refere à Ascensão e à vinda do Espírito Santo, quando escreve que “tendo subido às alturas, ele capturou prisioneiros, e distribuiu dons aos homens”. Ele levou consigo “cativo o cativeiro”, isto é, desfez o que prendia as pessoas, libertando-as, e derramou sobre a humanidade os dons do Espírito. 

Em termos humanos, o Verbo de Deus encarnado devia partir um dia e o fez em sua ascensão. Não podia ficar entre nós até hoje visível em seu corpo. Sendo homem verdadeiro, aceitou a limitação do tempo e do espaço. Nele, porém, tudo adquire maior dimensão e se ilumina com luz nova. Por isso, rezamos hoje que a “ascensão de Jesus já é nossa vitória”. Somos membros do seu corpo esperando participar da sua glória. Nossos corações se voltam para o alto “onde está junto de Deus a nossa humanidade”. O que é próprio nosso, a humanidade, já está junto de Deus, na pessoa de Jesus. Ainda na terra, convivemos com as realidades do céu, participando, na esperança, da glória do Ressuscitado.

Antes de partir, Jesus teve uma última conversa com os seus apóstolos. Ele os enviou ao mundo para pregar o Evangelho a todas as pessoas. Deu-lhes poder de confirmar sua pregação com sinais extraordinários e afirmou, segundo o Evangelho de Marcos, “quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado”. Fé e sacramento não significam um caminho privilegiado de salvação, que me dispensa das obras de misericórdia. Receber um sacramento com fé significa plena adesão à pessoa de Jesus e aos seus ensinamentos. Quem recebe com fé os sacramentos ouve, com plena aceitação, a Palavra reveladora de Jesus: “O que fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes” (Mt 25,40).
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.