Liturgia e Vida

O Senhor te fará uma casa

4º DOMINGO DO ADVENTO 24 DE DEZEMBRO DE 2017 

No caminho do Advento, hoje nos encontramos com Maria, que traz em seu ventre o Filho de Deus em gestação. Em silêncio, ela O vem gerando todo esse tempo em que fomos acompanhados e preparados pela pregação de Isaías e de João Batista. Preparem o caminho do Senhor, que Ele virá a qualquer momento. Aquele que virá é aquele que veio no Natal e está vindo cada dia em nossos altares. Hoje, O encontramos com Maria sua Mãe, que amanhã O dará à luz. Hoje, Ele ainda está oculto no sacrário de Maria.

Há 3 mil anos, o rei Davi tinha se instalado em Jerusalém. Estava em paz, sem inimigos e morava num palácio de cedro. A Arca da Aliança, sinal visível da presença de Deus no meio de seu povo, ainda estava na tenda que a abrigou na travessia do deserto. Era hora, pensava o rei, de construir uma bela casa para o Senhor. O profeta Natã o animou, mas Deus se revelou ao profeta e lhe disse que não queria que Davi lhe fizesse uma casa, porque Deus mesmo ia construir uma casa para Davi e sua descendência. “O Senhor te anuncia que te fará uma casa. Suscitarei depois de ti um filho teu e confirmarei a sua realeza. Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre”. De quem fala o Senhor ao rei Davi? De um filho, que terá um reino estável para sempre. Tudo o que se disse no passado foi dito do Messias, que é Jesus. Deus mesmo construirá uma casa para o seu Filho. Esta casa é Maria. 

Cantamos o amor de Deus com o Salmista e com ele repetimos que o Senhor fez um juramento a Davi de firmar sua descendência em seu trono e garantir seu reinado para sempre. 

Na Carta aos Romanos, São Paulo fala da revelação do mistério mantido em sigilo desde sempre e agora manifestado, levado ao conhecimento de todas as nações para trazê-las à obediência da fé. Assim, Paulo termina a Carta ao Romanos, com um louvor a Deus, único sábio, por meio de Jesus Cristo. O grande mistério revelado é o nascimento do Salvador, que chama todas as nações a participar da herança de Israel. 

Tudo aconteceu naquele dia abençoado no qual o Anjo do Senhor anunciou a Maria e ela concebeu do Espírito Santo, depois de ter dito “sim”, faça-se em mim segundo a tua palavra. O Anjo confirmou a Maria o que os profetas disseram e o que Deus prometeu ao rei Davi. O menino que dela nascer é o descendente de Davi, que “será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.