Saúde

Nódulos de tireoide: só 5% são malignos

A tireoide ou tiroide é uma glândula em forma de borboleta, que fica localizada na parte anterior do pescoço. Ela age na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. Tem papel importante no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes no peso, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional. Até alguns casos de depressão têm como causa o desequilíbrio dessa glândula.

Um dos problemas da tireoide são os nódulos, que geralmente são benignos e apenas 5% deles são câncer. Em alguns casos, os nódulos não apresentam sintomas, mas a maioria dos pacientes se queixa de um caroço no pescoço ou de aumento da tireoide.

Quando existe suspeita de presença de nódulo tireoidiano, é recomendado consultar um clínico geral ou um endocrinologista para fazer o diagnóstico. Após o exame físico, exames laboratoriais com dosagem de TSH, T4 livre, anti-TPO, anti-peroxidase e ultrassom definem a necessidade de realizar biopsia para saber se o nódulo é benigno ou maligno. 

A maioria dos nódulos não precisa de tratamento. As opções de tratamento para os nódulos maiores ou cancerígenos podem incluir medicação ou cirurgia. 

Faça sua consulta regularmente e escute atento às orientações. É mais simples do que você pode imaginar.
Cass

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.