Cultura

07 Setembro 2017

Santa Verônica Giuliani

Divulgação

Santa Verônica nasceu em 1660, com o nome de Úrsula, em Mercatelo, uma região que hoje faz parte da Itália. Já em sua infância, deu mostras de que estava destinada à santidade. Na adolescência, teve que aprender a moderar o seu zelo – pois se mostrava muito severa quando as pessoas agiam mal ou não queriam participar de suas práticas religiosas.

Depois de muita insistência para convencer seu pai, que desejava casá-la, Úrsula entrou no convento das monjas capuchinhas de Città di Castello, com o nome de Verônica. Lá foi um modelo de humildade e obediência, embora seu noviciado tenha sido muito difícil, devido às tentações que o demônio lhe apresentava para que desistisse de sua vocação.

Com o tempo e a prática religiosa, Verônica foi se tornando cada vez mais íntima de Nosso Senhor e da Santíssima Virgem. Ela desejava participar dos sofrimentos de Cristo na cruz e recebeu os estigmas. Foi então posta à prova pela Igreja e aceitou tudo com grande humildade. Santa Verônica foi mestra de noviças e, finalmente, abadessa do mosteiro. Sua vida santa e penitente ajudou na conversão de inúmeros pecadores e na libertação de muitas almas que sofriam no purgatório. Em seu coração, para surpresa dos médicos que estavam presentes quando, após sua morte, ele foi aberto, encontraram-se desenhados os instrumentos da Paixão de Jesus Cristo.

FICHA TÉCNICA 
Autor: Padre Filippo Maria Salvatori
Páginas: 260
Editora: Ecclesiae
Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.