Saúde

Tenho uma ferida na perna, será que é erisipela?

A erisipela é uma inflamação que atinge a derme e o tecido adiposo da nossa pele, com grande envolvimento dos vasos linfáticos. Acomete, predominantemente, os membros inferiores de pacientes da terceira idade, cujas circulações venosas e linfáticas estão prejudicadas. Porém, pode atingir pessoas de qualquer idade e outras regiões da pele. Geralmente, existe uma “porta de entrada”, que é provocada por uma picada de inseto, ferimento traumático ou até lesão causada pela unha do
próprio paciente.

Por meio desta porta de entrada, as bactérias penetram na pele, atingem as camadas cutâneas inferiores e se espalham. Pessoas com baixa condição imunológica, obesas e com má circulação são as mais suscetíveis. A pessoa pode sentir mal-estar, febre e calafrios mesmo antes de a ferida aparecer.

Em seguida, a pele fica avermelhada, dolorida, inchada e quente. Em casos mais graves, pode haver formação de bolhas e escurecimento da pele. O tratamento deve ser iniciado o mais breve possível, com uso de antibióticos, repouso, elevação do membro afetado e tratamento do fator desencadeante.

O antibiótico mais utilizado é a penicilina, mas outros também podem ser usados. Em alguns casos, faz-se necessária abordagem cirúrgica nas áreas necróticas e com pus. As melhores ações preventivas consistem em: investir em ações de limpeza local; evitar as “portas de entrada”, como traumas, picadas de insetos, dermatoses cutâneas, e ter um melhor controle do diabetes.

Não espere essas lesões se complicarem e se transformarem em feridas. Procure seu clínico ou dermatologista para que ele diga qual é a melhor forma de tratar sua pele. Sempre há o que fazer.

(Com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia)

Dra. Cássia Regina é médica atuante na Estratégia de Saúde da Família (ESF) E-mail: dracassiaregina@gmail.com

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.